Resenha sobre o texto: a arte de viver em sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ORGANIZACIONAL
Disciplina:
Aluno: Antonio Ridielson Pessoa da Silva

Resenha sobre o texto: A arte de viver em sociedade
Aoavaliarmos a importância da inteligência emocional no contexto social, consideramos os caminhos que podem favorecer o equilíbrio entre aspectos racionais e emocionais do indivíduo, desde sua infância.
O papelda inteligência emocional, exige educar as emoções para que as pessoas tornem-se aptas a lidar com frustrações, angústias e medos. Este texto avaliou a importância da educação emocional no contextosocial, assumindo que competências da inteligência emocional, como autoconhecimento, autogestão, consciência social e administração de relacionamentos, contribuem para a qualidade das relaçõesinterpessoais, conduzindo o ser humano ao equilíbrio da razão e emoção.
Quando refletimos acerca da capacidade de autoconhecimento, autogestão e administração de relacionamentos, constatamos que são grandesas limitações humanas, tendo em vista que nossa vida é determinada não apenas pelo QI (quociente de inteligência), mas, principalmente, pelo QE (quociente emocional). Na verdade, o intelecto não podedar o melhor de si sem a inteligência emocional: ambos são parceiros integrais na vida social. Quando esses parceiros interagem bem, a inteligência emocional aumenta, assim como também sua capacidadeintelectual. Isso derruba o mito de que devemos sobrepor a razão à emoção e instiga à busca do equilíbrio entre ambas.
Aprendendo a observar e reconhecer sentimentos, cada pessoa se entender melhor,fica mais segura de si e a tem consciência em relação às suas decisões pessoais, impactando no equilíbrio da razão e emoção, e na compreensão de seus limites, possibilidades, valores e motivações.
Combase no texto, constata-se também que o conhecimento de si mesmo reflete, consequentemente, no gerenciamento das emoções. Por meio do desenvolvimento da empatia, cada sujeito procura participar mais...
tracking img