Resenha sobre o texto: Os bastidores de um estudo etnográfico: trilhando os caminhos teórico-empíricos para desvendar as culturas organizacionais de uma livraria de shopping center

748 palavras 3 páginas
Os bastidores de um estudo etnográfico: trilhando os caminhos teórico-empíricos para desvendar as culturas organizacionais de uma livraria de shopping center

O estudo em questão foi realizado durante o ano de 2005 e se estendeu durante 6 meses. Foi realizada uma Etnografia numa livraria de um shopping center, no estudo denominada de Ser Livro. O estudo principal recaiu sobre um grupo de vendedores, suas representações e sua relação pré-reflexiva com a organização.
A relação das autoras com a Ser Livro é anterior à realização do estudo em questão, ou seja, já a conheciam como cliente. Foi em uma das visitas que a autora realizou ao local, já com a ideia de um estudo em mente, que lhe chamou a atenção um vendedor de CDs. Ficou completamente surpreendida ao ver que seu atendimento não condia com o estereótipo normalmente atribuído à pessoa com um conjunto de ornamentos, tais como grande quantidade de tatuagens aparentes, cabelos compridos e um alargador em cada orelha , compondo um visual alternativo em relação ao shopping center/ Porto Alegre/ RS.
Ao passear pela loja, percebeu que outros tipos físicos também estavam presentes entre os vendedores. Foi justamente esse estranhamente em relação ao corpo dos atendentes que foi culminante para a realização do estudo e para a escolha da equipe a ser estudada.
Após a negociação e consequente aceitação do dono para a realização do estudo foram iniciadas realmente as pesquisas de campo. Aos poucos, por estar com um crachá semelhante ao dos vendedores, a autora passou a ser confundida com atendente, muitos até pediam sugestões de livros, e por vezes ela auxiliava os vendedores em seu trabalho.
Entre outras análises, foram descritas também as questões corporais que pareciam extrapolar a dimensão simbólica. Ao concluir o trabalho de campo, a autora se direcionou para uma temporada de estágio fora do Brasil, o que resultou num afastamento quase total do campo de pesquisa.
O intuito do artigo não era descrever com

Relacionados

  • Livro metodologia
    95464 palavras | 382 páginas
  • Cores
    156274 palavras | 626 páginas
  • História do cinema mundial
    154591 palavras | 619 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas