RESENHA SOBRE O TEXTO MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
No texto Manifesto do Partido Comunista Karl Marx e Friedrich Engels trazem sua nova concepção de Filosofia e de História, através de ideias para a compreensão das transformações sociais.
Em sua introdução Marx e Engels falam sobre o medo que o comunismo causava na Europa entre os conservadores, onde potências se uniam para tentar evitá-lo.
Na parte 1 os autores relatam sobre os burgueses e os proletários e a luta constante entre a classe dominante e a classe dominada, que embora escrita há tempos atrás se faz presente ate os dias de hoje.
A burguesia moderna substituiu o feudalismo, porém manteve amesma divisão social que existia, os opressores (burguesia) e os oprimidos (proletariado).
A pequena burguesia dividiu o trabalho dentro de suas próprias oficinas, mas como era cada vez maior a busca pelas mercadorias esse sistema foi se tornando insuficiente, então a grande indústria criou um mercado preparado, acelerando o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação.
Um aspecto importante deste capitulo é a maneira como os autores descrevem as transformações que a burguesia industrial provoca no mundo, tendo um papel revolucionário na história.
A burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas para transformá-lasem interesses puramente monetários, convertendo médicos, padres, advogados em seus operários.
Uma das causas das destruições entre os homens é a burguesia, não podendo existi-la sem revolucionar todas as relações sociais.
Pela necessidade de mercados novos a burguesia invade o mundo e cria vinculo em toda parte, desenvolvendo um intercâmbio universal tanto à produção material quanto intelectual, nascendo uma literatura universal.
A burguesia aumentou o numero da população urbana e criou grandes centros urbanos com a migração da população do campo para a cidade, centralizando assim a política.
Com a burguesia se desenvolvendo, desenvolve-se também [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Resenha sobre o texto manifesto do partido comunista. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-o-Texto-Manifesto-Do/222899.html

MLA

"Resenha sobre o texto manifesto do partido comunista" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-o-Texto-Manifesto-Do/222899.html>.

MLA 7

"Resenha sobre o texto manifesto do partido comunista." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-o-Texto-Manifesto-Do/222899.html>.

CHICAGO

"Resenha sobre o texto manifesto do partido comunista." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-o-Texto-Manifesto-Do/222899.html.