Resenha sobre o livro "o príncipe"-nicolau maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha sobre o livro "O Príncipe"-Nicolau Maquiavel

Objetivo do livro:
Maquiavel escreveu "O Príncipe" para presentear o príncipe Lorenzo de Médici com o intuito de se redimir perante seugoverno e poder ocupar um cargo político neste.
O outro objetivo,talvez o mais importe,foi o de criar um manual que ensine os príncipes dos mais diversos lugares a governarem seus principados.
Em o "OPríncipe" Maquiavel nos mostra diversas situações com as quais os príncipes poderão eventualmente se deparar e dita os melhores modos de se controlar tais situações.
Elementos fundamentais dolivro:
Um dos elementos fundamentais do livro é que o príncipe ao ter que escolher entre ser amado ou temido é preferível que ele escolha ser temido,porque,segundo Maquiavel,os homens são"ingratos,volúveis,simulados e dissimulados,fogem do perigo,são ávidos de ganhar e,enquanto lhes fizeres bem,pertencem inteiramente a ti ...;mas quando precisas deles,revoltam-se".Essa passagem do autor expõe a suavisão pessimista em relação ao homem,a qual ele se vale para explicar algumas situações no decorrer do livro.
Outro elemento fundamental do livro é em relação aos exércitos,que para serem eficazesdevem ser compostos por cidadãos e que os interesses da guerra sejam compartilhados pelos soldados,pois exércitos de mercenários ou tropas auxiliares são ineficazes e extremamente traiçoeiras.Elementos do "Maquiavelismo":
Um dos elementos do "Maquiavelismo" é o conceito de que o príncipe só deve cumprir com sua palavra quando lhe for conveniente,que ele deve passar a imagem dejusto,honrado,moral,religioso,etc,mas só os ser quando for possível,se a situação exigir que ele tome medidas cruéis,imorais ou desonradas,contra quem contrariar ou apresentar algum perigo ao seu principado,deverátomá-las .
Conclusão: Porque razão deve-se ler Maquiavel(O Príncipe) hoje?
Por que o livro de Maquiavel apesar de ter quase 500 anos,continua a se aplicar na política do mundo contemporâneo e suas...
tracking img