Resenha sobre o livro a brevidade da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina de Língua e Literatura Latina
Professora: Lovani Volmer
Aluna: Daniela Cristina Machry
Livro: ”Sobre a brevidade da vida”
Autor: Lúcio Anneo Sêneca

O objetivo do livro “Sobre abrevidade da vida” do autor Sêneca é nos apresentar seu pensamento filosófico sobre temas que enriquecem o nosso espírito e clareiam a nossa mente. O livro é dividido em pequenas seções, o que tornaa leitura mais dinâmica, ideal para quem não aprecia livros longos. Sêneca nos leva para uma reflexão sobre a vida, como apreciamos; como a conduzidos; o que vamos levar da nossa vida. Pois nãopensamos em seu final, mas é a única coisa concreta que podemos afirmar sobre a vida, que a morte chegará para todos nós, às vezes nossa vida será longa, às vezes será curta, quando nascemos não sabemosquanto vamos viver. O que fará a diferença entre uma vida longa e curta será as decisões que vamos tomar nela, será a maneira como vamos “desfrutar o buquê”.
Temos o costume de lamentar “as coisas davida”, lamentar as dificuldades; invejar outros tipos de vida, mas nunca paramos para agradecer as “coisas simples”, e nunca paramos para pensar o que devemos fazer com a vida que temos, vamos agindopor impulso, muitas vezes “deixando a vida nos levar”, se fizermos isso, quando chegar o final; daremos-nos conta de tudo o que queríamos ter feito. Porem será tarde demais. Devemos ter em menteaquilo que produzimos, porque no final das contas é isso o que realmente vale.
O livro é um dos mais conhecidos de toda a antiguidade latina e com ele vamos ver Cícero discorrer sobre a naturezafinita da vida humana. A meu ver este livro nos traz uma leitura inspiradora que nos ajuda a avaliar o que é uma vida plenamente vivida. Abordando então o significado real da vida em relação com a suarápida passagem no tempo. Sêneca nos mostra que o problema não é a rapidez com que a vida segue, mas sim a forma como utilizamos o tempo que passamos vivendo.
Sêneca demonstra no livro que ninguém...
tracking img