Resenha sobre o livro Teoria da comunicação de Aloisio Nunes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1.
Uma coisa é fato: sempre houve comunicação. Porém, teorias só começaram a ser desenvolvidas no século XX. Enquanto que na Grécia, a teoria da retórica foi criada com funções do emissor e do receptor bem definidas.
Para entender a proposta do livro, o autor lança nas primeiras páginas conceito e definições de comunicação. Separei três definições que achei, de certa forma, mais acertadas. OAurélio diz “participação, aviso, informação, transmissão, ligação, passagem, convivência, comunhão.” Caldas Aulete fala “Meio pelo qual as coisas se comunicam; figura pelo qual o orador convencido de sua boa causa ou fingindo que o está, toma o auditório por seu árbitro.” E Barsa, afirma “Ato de transmissão de mensagem de qualquer ordem entre um emissor e um receptor através de um canal”.Introduzindo também os leitores à retórica de Aristóteles, mostrando para que servia e o contexto histórico em que surgiu. A retórica surgiu como uma forma de desenvolver a ciência. As discussões sobre as mais variadas ramificações da ciência, entrando na astronomia, indo até biologia, e também no que hoje conhecemos como ciências humanas (ou ciências sociais) foram possíveis por causa da retórica.Possui três elementos: a pessoa que fala, o assunto falado e a pessoa que ouve.
É importante citar que a retórica surge na Grécia na época da democracia. E elas (retórica e democracia) andam de mãos dadas.
Plebe e Emmanuelle foram muito felizes, na minha opinião, quando compararam a filosofia e a retórica. E a analogia que fizeram foi que a retórica é o esporte em uma competição, enquanto afilosofia é apenas recreativa. O intuito da retórica é ter sucesso a qualquer preço. Quando vi essa analogia, não pude não associar com futebol, área que domino com alguma tranquilidade. Se eu fizesse a analogia com minhas palavras, eu faria da seguinte maneira: Retórica é um campeonato de futebol, onde você joga para ganhar. E a filosofia é o “rachinha” dos fins do semana, onde você vai apenas pra sedistrair a mente de outras preocupações.
Outra comparação que há sobre a retórica e a filosofia é de que a primeira é usada para mostrar a aparência das coisas, enquanto a filosofia é usada para descobrir a essência das coisas. A retórica não se interessa pela realidade, mas sim pela possiblidade. Também serve para levantar suspeitas sobre o adversário ou até mesmo atenuar suspeitas em relação a sipróprio. A revolução industrial teve uma ajuda substancial no surgimento de novas formas de comunicação em massa, que passaram a ser mais persuasivas do que filosóficas.
O livro nesse capítulo inicial ainda cita vários conceitos dos mais variados estudiosos e suas teorias. Entre eles Saussuere, que diz que o signo é a junção de um significado e um significante e que o signo nada tem a ver com oobjeto representado. Um exemplo que fica mais claro é o das palavras “Mar” e “Sea”. Elas representam o mesmo objeto, apesar de não terem relação nenhuma. Assim, sabemos que é o homem que dá sentido aos sinais recebidos.
O primeiro capítulo ainda fala da epistemologia retórica, que é a investigação de como através da comunicação, nós adquirimos conhecimento. Cita Freud e diz que psicanálise ecomunicação estão interligados, associando comunicação como algo inconsciente. E ainda fala de dialética, citando Hegel e Marx, mostrando ainda a diferença entre eles: Hegel era idealista e Marx era materialista.

2.
O autor lança uma questão bastante interessante: Comunicação é apenas do ser humano? Há controvérsias, eu acredito que animais se comunicam também, entre eles e até mesmo com humanos.Quando o cachorro vem andando balançando o rabo, o dono sabe que ele está feliz em vê-lo. Do mesmo jeito quando o dono fala de forma mais ríspida com o bicho de estimação e o cachorro sente e se encolhe envergonhado ou com medo. Um exemplo entre animais eu posso dar de algo que presenciei foi de quando passeava com meu cachorro e um gato estava no caminho. O gato arrepiou os pelos, mostrou os...
tracking img