Resenha Sobre o Livro Teoria da OCmunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Livro Teoria da Comunicação



SALVADOR
2013
Parte I: EPISTEMOLOGIA E ORIGENS HISTÓRICAS DO FENÔMENO

1. De Qual Comunicação estamos falando?
Definir um significado especificopara comunicação não é uma tarefa fácil pois temos um leque de informações e conteúdos que podem ser usados para defini-la. O Ato de comunicar vai além do dialogo entre duas pessoas ou mais, o ato decomunicar pode ser realizado também pelos animais ou até mesmo entre aparelhos técnicos, a comunicação animal e a comunicação entre maquinas dispensam qualquer tipo de intervenção humana.
O termocomunicação vem do latim comunicativo, do qual é possivel distinguir três elementos básicos: uma raiz munis, que significa “estar encarregado de”, que acrescido do prefixo co, o qual expressasimultaneidade, reunião, temos a ideia de uma “atividade realizada conjuntamente”, completada pela terminação tio, que por sua vez reforça a ideia de atividade. O ato de comunicar não se aplica somente ao modode ser ou a qualidade dos indivíduos, vai além, arte de comunicar se refere ao compartilhamento ou troca de informações sobre um mesmo objeto, situações ou algo qualquer este foi o primeirosignificado dado ao termo comunicação, significado esse dado por religiosos fazendo o termo aparecer pela sua primeira vez.
O universo do cristianismo antigo era dividido em dois grupos: o anacoretas noqual era cultivado o costume de solidão e isolamento de uma forma radical, e o cenobitas que ao contrario dos anacoretas cultivavam o convívio em comunidade, os dicionários apresentam uma serie designificados para o termo comunicação confirmando e contribuindo para uma dispersão do sentido original.
A Substantivação doprovesso de comunicação que encontramos no termo mensagem não dispensa o sentido original do termo comunicação, mas o coloca em um plano bem diferente já que um livro na estante é potencialmente...
tracking img