Resenha sobre o livro silvaxsilva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Irlane Xavier de Mendonça Série: 5º Período “C”

Resenha
O livro a ser analisado é ‘Silva x Silva Meus pais vivem brigando’, de Patricia Cardozo, Editora Moderno, contendo 31 capítulosdistribuídos em 143 páginas. O livro em questão aborda um assunto muito comum neste século, porém não menos complicado, que é o divórcio. Nele a autora relata os sentimentos dos filhos adolescentes emrelação às constantes brigas entre os pais e aponta saídas, mostrando que é possível sobreviver a tudo isso, se reestruturar e, até mesmo, crescer como pessoa.
No primeiro capitulo a autora faz umacomparação de uma família em crise com um espetáculo de circo, onde os artistas não são dos mais talentosos e o número principal são os filhos se equilibrando na corda bamba, sem rede de proteção. Cadaum participa desse “circo” como pode e quer. Há aqueles que agem como “advogados”: entram na confusão defendendo uma das partes veementes, ou como “juízes”: julgam a todo instante quem é que está certoou errado, ou também como “lenha na fogueira”: desencavam velhos problemas ou levantam novos, aumentando a confusão.
É comum marido e esposa brigarem, afinal eles são diferentes, e diversas vezesterão desentendimentos, mas quando essas brigas se tornam constantes e incontroláveis os mais afetados no meio dessa história são os filhos. O sentimento de culpa por ficarem impotentes a aquelasituação é imenso, onde dividir-se entre pai e mãe é como se fragmentar e o fato de se gostar mais de um deles, de se afinar melhor com um do que com o outro não torna essa situação mais fácil.
Emcasos extremos, a situação fica mais complicada quando os pais partem pra agressão física. “Um dia o meu pai bateu na minha mãe com o fio do ferro. Ele é um covarde, um animal. Me meti na briga e apanheijunto. Não me arrependo.” Relata, Breatriz, 12 anos, p.17. Se é difícil ser imparcial quando eles estão apenas no bate-boca, quando eles partem para o ataque violento, então, é praticamente...
tracking img