Resenha sobre o inicio do tratamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Thainara Ferreira Cavalcante



Resenha



FREUD, S. (1913). Sobre o Início do Tratamento. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das
Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud.v. 12. Rio de Janeiro: Imago, 1990, p.
135-158.

Ao propor regras para a prossecução da psicanálise, Freud, reconhece a diversidade de fatores envolvidos nos processos mentais, portanto,não atribui caráter incontestável à tais regras, considerando-as como recomendações a serem seguidas na maioria dos casos.
Recomenda-se que um tratamento analítico se inicie com não mais que duassemanas destinadas para entrevistas preliminares, para que seja realizada uma sondagem a respeito da história do sujeito, a fim de certificar-se de que se trata de um caso apropriado para a psicanálise.Este período destinado as entrevistas preliminares, devem ser executado em conformidade com as regras fundamentais da psicanálise. O analista deve ter cautela, para o bom segmento da análise, com oscasos em que se tem estabelecido previamente algum tipo de vinculo com o analisante.
O analista disponibiliza um hora de seu dia de trabalha para cada um de seus analisantes, cada hora é de inteiraresponsabilidade daquele que faz uso dela. Ao falar de tempo na psicanálise, esta determinação é a única a ser feita. Quando se inicia um tratamento o analista deve esclarecer para o sujeito, antes queele decida pela realização do mesmo, que na psicanálise não se determina a duração de uma análise se quer o tempo que se leva para se obter a cura. O individuo tem liberdade de abandonar o tratamentoquando bem entender, mas se assim o fiz deve ser alertado pelo analista de as melhoras conquistadas até aquele momento poderão facilmente retornar a um estado insatisfatório.
Outro ponto a sertratado no inicio de um tratamento analítico são os honorários, para definir o preço a ser cobrado o analista deve balancear as vantagens e sacrifícios de ambas as partes. O divã não é posto como...
tracking img