Resenha sobre o historio da desigualdade brasieleira

1629 palavras 7 páginas
HISTÓRICO DA DESIGUALDADE BRASILEIRA

APRESENTAR UMA BREVE HISTÓRIA DO TERRITÓRIO ESCOLHIDO E UMA VISÃO GERAL DO TERRITÓRIO NO CENÁRIO DO MUNDO GLOBALIZADO Por volta de 1500 houve o achamento do Brasil, e desde então políticas de concentração de riquezas foram implementadas. A divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias foi a primeira forma de concentração de terras no País.
A partir do desenvolvimento da plantação da cana-de-açúcar no Brasil foi necessária a importação de escravos africanos para trabalharem nas lavouras já que o país não possuía mão de obra suficiente para tal. Com o passar dos anos a abolição se fez necessária e os escravos foram libertos, no entanto, o Governo não ofereceu qualquer ajuda para os recém libertos os deixou abandonados à própria sorte, os ex escravos foram ocupando as margens das cidades a fim de construir suas próprias casas, o que deu origem às nossas favelas.
A criação das favelas foi a consolidação da maior desigualdade que já houve no País, a falta de saneamento e infraestrutura são as principais características desses amontoados de pobreza.
Há também no Brasil grande desigualdade entre os meios urbanos e rurais além das gigantescas disparidades regionais. A região sudeste foi a que mais recebeu investimentos industriais ao longo da história do País por isso, é a região mais desenvolvida. Já a região nordeste perdeu sua importância com o declínio da era do açúcar e desde então tem sido a área com maior concentração de pobreza. Na última década de 70, o economista Edmar Bacha citou o Brasil como um país com características de uma Belíndia, em referência à sua enorme desigualdade social, que se traduz por uma minoria com padrão de vida dos ricos da Bélgica e uma maioria com o padrão de vida dos pobres da Índia. No entanto, um relatório, divulgado em 2008 e baseado no IDH, aponta o país com características de Islíndia, com uma minoria com padrão de vida ainda melhor que o da Bélgica e superior a dos 20% mais ricos da

Relacionados