RESENHA SOBRE O FILME ONDE SONHAM AS FORMIGAS VERDES

Páginas: 5 (1141 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2013
O filme “Onde Sonham as Formigas Verdes” com a produção de Werner Herzog no ano de 83 traz uma retratação de uma questão de autoridade, isto é, de uma diferença entre culturas. Esta historia ocorre em uma área deserta coberta por formigueiros nas terras australianas onde é alvo de uma companhia de mineração por conter reserva mineral de urânio no subsolo, porém a terra é defendida por um grupo depovos aborígenes que viviam no local há muito tempo.
O começo de tudo é com a contratação do geólogo Hacket pela companhia para fazer o mapeamento do subsolo do local e assim dar inicio as explosões para retirada do minério. Trabalho esse dificultado pelos moradores do local os aborígenes que acreditam que ali sonham as formigas verdes e com a perfuração e explosões perturbarão o sonho delasacarretando a destruição da humanidade.
Diante deste contexto já podemos perceber o conflitos entre culturas, de um lado um grupo que almeja a continuação e modernização da sociedade ambicionada pelo lucro de uma possível exploração de urânio, do outro lado um grupo que busca a harmonia com a natureza e a preservação dos ensinamentos de seus antepassados.
Na área da Antropologia agregando ofilme aos textos para ter um melhor entendimento a essa ciência, Laplantine (1998, p. 21) ele coloca que:
Aquilo que tornávamos por natural em nos mesmos é de fato, cultural; aquilo que era evidente é infinitamente problemático. De fato, presos a uma única cultura, somos não apenas cegos à dos outros, mas míopes quando se trata da nossa.É o que ocorre no filme haja vista que o grupo da companhia se detém ao seu modo moderno de enxergar as coisas, ignorando assim o comportamento dos aborígenes. Da mesmo forma os aborígenes são tão centrados na sua cultura que não entendem os motivos desta sociedade industrial se apossar das terras em que eles vivem há muito tempo para esburacar a procura de minério.
A antropóloga é o estudo dohomem sobre si mesmo, traz a questão da diversidade de culturas, mostrando que o diferente é norma. Os grupos desenvolve-se de acordo com as necessidades e o meio em que vivem incorporando dia a dia hábitos da sociedade que não é normal é referencia de hábitos, valores de cada cultura existente.
Na historia do filme Hackett tenta convencer a tribo a permitir a exploração, mas nada impede que osaborigenes acampem na área onde o trabalho esta sendo feito, paralisando assim o serviço dos operários. O geólogo não sabe o que fazer e comunica a empresa. É ai que são feitas varias propostas, uma delas oferece quantia em dinheiro e outra é dividir parte da percentagem do rendimento com a extração. Porem não a acordo entre os aborigenes e a empresa pois eles não visam riquezas, vivemsimplesmente a desfrutar da natureza apenas reservando(as).
Outra parte é a doação de um avião que foi doado pela empresa aos aborigenes como tentativa de apaziguar a situação de conflitos entre todos. A tribo se impressiona com o avião, para eles seria como se estivesse dentro de uma grande formiga que voava. Duas pessoas da tribo decolam no avião que algum tempo depois vem a cair por falta decombustível e falta de experiência do piloto, os aborigenes acreditam que era uma formiga grande que veio do céu por estarem perturbando seus sonhos cavando os buracos e com as explosões executados pela mineradora
O poderoso grupo empresarial acostumado a comprar o que deseja, fica aborrecido com a recusa da tribo, pois o dinheiro não tem valor para os aborigenes e sim apara a saciedade moderna.
Adiferença de hábitos, dos valores, do modo de vida existente até mesmo dentro de uma única sociedade. Observamos isso no filme no grupo da mineradora, enquanto há operários que não se importam com os sentimentos dos aborigenes querendo soterrá-los.existe o geólogo que ao passar do tempo procura compreender a razão de vida da tribo. Tem também o representante da companhia, uma pessoa que apenas tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA DO FILME DE ANTROPOLOGIA ONDE SONHAM AS FORMIGAS VERDES 1
  • Antropologia
  • Resumo Onde Sonham As Formigas Verdes
  • Onde sonham as formigas verdes: o sagrado e o profano
  • Resenha do Filme " Uma onde no ar "
  • resenha do filme "onde vivem os monstros"
  • Resenha do filme de onde nasceu o dinheiro
  • Resenha do filme O Cheiro de papaia verde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!