Resenha sobre o filme oliver cromwell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 

Cromwell

“Cromwell” se passa em uma Inglaterra passada, no século XVII. Retratando a história de um rei tirano, traidor, assassino e inimigo público da comunidade da Inglaterra,Charles I.
Oliver Cromwell está prestes a ir embora para a América, quando recebe a visita de dois colegas do parlamento em sua casa, com intuito de convencê-lo a ficar e fazer uma guerra civilcontra o rei. Oliver se rebela contra os dois e fica indignado com o assunto, porém sua ideia é mudada, devido a algumas atitudes do rei, como a ordem assinada por este para captura de terrascomunitárias pelo Lorde Manchester e devido alguns embaraços na religião, que na Inglaterra era maciçamente protestante, mas a rainha era católica, o que fazia o rei tomar algumas medidas que levou ele entrarem conflito com o povo protestante.
Ao longo do filme, o parlamento quer ser o representante verdadeiro do povo e não só um objeto de manipulação do rei, que faz o que quer com osparlamentares. Então estes exigiam a autoridade, mas o rei se nega. Cromwell propõe uma democracia, mas o rei disse “democracia era uma brincadeira dos gregos baseada na tola noção de que há possibilidadesextraordinárias em pessoas bastantes comuns”, logo após a reunião com o rei, alguns parlamentares inclusive Oliver são condenados como traidores. Todos fogem menos Cromwell, que consegue reverter àsituação, mas o rei fecha e dissolve o parlamento. Isso faz com que seja o estopim para o inicio de uma guerra Civil, do povo inglês liderado por Oliver Cromwell contra o Rei da Inglaterra, Charles I.Uma das cenas mais surpreendentes do filme é quando Oliver entra no parlamento e vê que tudo que ele lutou e fez, desde o começo até a decapitação do rei, para ter um governo “pelo povo e guiado porDeus” não estava servindo para nada, pois os parlamentares já estavam a mais de seis anos, desde a morte do rei, mostrando que lá era apenas um lugar de pessoas bêbadas, trapaceiras, ladrões,...
tracking img