resenha sobre o filme mackbeth

2399 palavras 10 páginas
"Life’s but a walking shadow, a poor player That struts and frets his hour upon the stage And then is heard no more: it is a tale Told by an idiot, full of sound and fury, Signifying nothing."

Quando o poder sobe à cabeça
Nunca tinha visto o filme e conhecia por alto a história de Macbeth. Os dramas de Shakespeare sempre fizeram minha cabeça e este livro me fez refletir sobre muitas coisas do nosso cotidiano. Macbeth tinha tudo que um homem feliz poderia ter (e era feliz) mas ao ouvir as profecias acabou deixando-se levar pelo incerto, e creio que é isto que a história quer passar: quando você pega o caminho errado, não se tem como voltar e se errar em alguma curva pode acabar perdido.

Macbeth é um conto clássico de ambições frustradas e ganância. Macbeth e seu amigo, Banquo, voltavam vitoriosos de uma batalha pelo reino da Escócia quando encontraram três bruxas. As estranhas irmãs saudaram Banquo como o pai de reis e a Macbeth como Barão de Cawdor, que se tornará rei. Pouco depois, Macbeth descobre que o Rei Duncan acabara de tornar Macbeth Barão de Cawdor. Porém as bruxas não fazem as coisas acontecerem, apenas predizem o futuro:

[...] Porém nada me dissestes. Se podeis ver a seara do tempo e predizer quais as sementes que hão de brotar, quais não, falai comigo, que não procuro nem receio vosso ódio ou vosso favor.[...]

As bruxas representam as forças obscuras que tem a capacidade de influenciar as decisões do homem, mas, mais importantemente, as bruxas representam o lado mau de Macbeth.

A estranha ocorrência depois das profecias das bruxas fica na cabeça de Macbeth e ele escreve a sua mulher sobre isso. Lady Macbeth, ambiciosa e impiedosa, vê o que deve ser feito após ler a carta de seu esposo. Eles devem matar o Rei e tomar o trono. Lady Macbeth parece ter mais sangue frio que Macbeth na primeira vez em que pensam em assassinar Duncan. Em uma das cenas lady Macbeth diz:

[...] Glamis já és e Cawdor, e em futuro virás a ser o

Relacionados