Resenha sobre o filme laranja mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha sobre o filme: "Laranja Mecânica"

O filme Laranja Mecânica retrata a historia de um rapaz, chamado Alexander Delarge, que é líder de uma gangue de delinquentes praticantes de estupros,roubos e outros crimes. Ao decorrer dos assaltos Alex abusa de sua autoridade para com os seus comparsas, esses não o aguentam e fazem uma emboscada para ele em um dos assaltos, fazendo com que eleseja capturado de preso.

Depois de um tempo preso, Alex é escolhido pelo Ministro para servir de cobaia para submeter a um tratamento Ludovico, desenvolvido pelo governo como forma de detero crime. Nesse tratamento ele é drogado para que seu organismo reaja com crises de pânico, vômito e tortura durante a passagem de filmes com vários atos de violência, onde ele é incapaz de parar deassistir, pois é preso numa cadeira e em que seus olhos também são presos para que não consiga fecha-los.

Essa técnica Ludovico tem princípios psicológicos comportamentalistas decondicionamento, que relaciona um efeito (mal-estar) a uma causa (sua violência). Consequentemente o comportamento de Alex é moldado, o tornando incapaz do ato de violência e de tocar em uma mulher nua. Outroefeito é que sua musica preferida de Beethoven, que ele associava a seus atos de violência, se torna insuportável e com o mesmo nível de repulsão.

O principio do comportamentalismo é usado demaneira muito radical e prejudicial, pois quando Alex é solto é reencontrado por antigas vitimas que o maltratam e ele não consegue ter uma reação, ou seja, ele podia ser espancado até a morte e nãoreagiria. Chega um ponto em que uma de suas vitimas o encontrar e o tortura dentro de um quarto com a sua musica de Beethoven o que o faz pula da janela tentando uma maneira de escapar daquela tortura.Alex sobrevive e fica no hospital se recuperando, quando recebe uma visita do Ministro (que o impôs ao tratamento Ludovico) que se desculpa pelos efeitos do tratamento e pede o seu apoio...
tracking img