Resenha sobre o filme 'entre os muros da escola"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do filme “Entre os Muros da Escola”

O filme, nos mostra o universo de uma escola francesa, onde o grupo de alunos entre 13 e 15 anos, portanto adolescentes com seus anseios, medos,incertezas próprias dessa fase da vida, composto por negros africanos, latino-americanos, asiáticos e franceses.
O professor  e disciplinador que tem como meta  fazer com que os alunos, além de aprenderem oidioma francês, comportem-se como uma turma homogênea, tarefa inglória e de difícil execução, visto a multiplicidade comportamental da classe, pela formação cultural, econômica e, sobretudo racial.A critica especializada nos aponta como ponto forte do filme a linguagem – e neste particular- somos levados a concordar. Provêm da improvisação os melhores momentos do filme.
Neste raciocínio vale apena destacar as atuações da personagem Khoumba, negra, é uma aluna chamada de insolente por se recusar a atender uma ordem do professor.Esmeralda, mestiça, que bate de frente com o professor,participa do Conselho de Classe, e sobretudo há a atuação do aluno Soyleumane, um garoto problemático que se indispõe com o professor e seus colegas.
A realidade francesa do filme mantém um distanciamentoem relação ao Brasil, seja pelo xenofobismo exacerbado, contra imigrantes ou descendentes de ex-colônias, com a aceitação e até alguma simpatia por quem tenta assimilar a cultura francesa.(Caso doAluno Wei de origem chinesa, quando seu pai é preso por permanência ilegal em Paris e corre o rico de ser deportado para seu país de origem , o professores temem pela perda do aluno).
O ponto de contatodo filme com o modelo de escola brasileira, está o conflito entre professor e alunos, que questionam e são agressivos, onde é comum o relato de desrespeito ao mestre.
O conflito do professor quepara impor sua autoridade leva um aluno (Soyleumane) a Conselho de Disciplina, mesmo sabedor que este ato será irreversível e virá acarretar a expulsão dele e seu degredo e marginalização.
O filme nos...
tracking img