Resenha sobre o feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1104 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA SOBRE O FEUDALISMO

A partir do século III, o estado romano se mostrou incapaz de impedir os saques promovidos por povos estrangeiros e de garantir a segurança de seus cidadãos. Isso estimulou muitas pessoas a se mudarem para as áreas rurais, menos violentas e menos visadas pelos saqueadores do que as cidades.
Nas áreas rurais, a escravidão foi pouco a pouco substituída poroutra forma de trabalho, conhecida como colonato. Assim, boa parte dos escravos (que eram poucos nesse momento de decadência do império romano) deu lugar aos colonos.
Os colonos eram pessoas livres que não possuíam terra. Para trabalhar na terra, faziam um contrato com os grandes proprietários pelo qual estes garantiam não só trabalho em suas propriedades, mas também proteção militar. Emtroca, os colonos tinham que pagar muitos impostos, que variavam de um latifúndio para outro.
Muitos desses impostos eram pagos em produtos ou pelo próprio trabalho dos colonos, e não em dinheiro. Os colonos eram obrigados a cultivar as melhores terras de seus senhores e entregar toda a produção a eles.
Em troca do trabalho, os grandes proprietários davam pequenos lotes de terra menosfértil onde os colonos plantavam para a sua sobrevivência, ou seja, para alimentar-se e alimentar a sua família. Os senhores feudais sediam as terras menos férteis para os colonos e mesmo assim uma parte da produção das terras menos férteis eram dadas aos senhores do feudo.
Com a presença dos povos germânicos no território romano, novas mudanças foram introduzidas nas relações econômicas.Para premiar seus guerreiros, muitos chefes germânicos doavam terras a eles, essas doações passaram a se chamar feudo. Os antigos latifundiários romanos desapareceram. Em seu lugar surgiu e se consolidou pouco a pouco, ao longo de séculos, a propriedade feudal.
A concessão do feudo estabelecia relações de dependência pessoal entre aquele que doava a terra, chamado de suserano, e aquele quea recebia, chamado de vassalo. No interior do feudo surgiram relações de servidão. Em geral os colonos se tornavam servos ou vilões. Quando os servos passavam a trabalhar na propriedade de um senhor feudal, todos os seus descendentes eram obrigados a permanecerem na propriedade e trabalhar para os descendentes desse senhor.
Era submetida apenas a autoridade do senhor feudal, pois não havianenhuma outra autoridade acima dele. Não existiam leis escritas. Os senhores definiam as regras de seu feudo de acordo com os costumes do lugar e julgava tudo o que acontecia nele.
Assim, o poder centralizado nas mãos do imperador ou do rei praticamente desapareceu nos reinos a Europa Ocidental. Em lugar surgiu o poder local.
A figura do rei continuou a existir, mas ele perdeu poderde decisão. Cada senhor feudal exercia governo e administrava a justiça no interior do seu feudo. Todos os que viviam no feudo lhe deviam lealdade e obediência. Isso era chamado de poder local.
Assim a vida dos feudos foi caracterizada pela hierarquia entre suseranos e vassalos. Os suseranos eram senhores feudais que tinhas poder sobre outros senhores feudais. Era comum que os vassalosrecebessem doações de terras de um senhor que, por isso, se tornava seu suserano. Nessa ocasião, os vassalos juravam lealdade e seus suseranos que lhes prometia prestar auxilio militar. Caso um vassalo se rebelasse, os outros vassalos eram convocados para combatê-lo. Os vassalos também podiam ser chamados para combater rebeliões de servos ou uma disputa entre suseranos.
Os feudos não eram nemvendido ou dividido entre os filhos do senhor. O único herdeiro era o filho mais velho, ou primogênito. Por isso o tamanho das terras de uma família nunca diminuía.
Os filhos mais novos de um senhor que não herdavam terras, podiam se tornar cavaleiros protegendo as terras do irmão mais velho. As filhas geralmente casavam com outros senhores feudais ou com cavaleiros e mudavam de feudo....
tracking img