Resenha sobre a Palestra de Kotler na HSM EXPO 2013 - Salatiel Carvalho

507 palavras 3 páginas
Marketing I
Professor Wagner Arcioni
UNILESTE-MG

Resenha sobre a Palestra de Philip Kotler na HSM EXPO 2013
Essa palestra tem como assunto central “O Crescimento Empresarial”. Mostra como a habilidade para expandir uma empresa ou negócio depende da economia e a capacidade de marketing. O palestrante é Philip Kotler, autor de livros como Princípios de Marketing, Marketing de Crescimento, Marketing 3.0 e outros.
Kotler começa falando sobre seu trabalho, pergunta quantos já o conheciam, quantos o acompanhavam e em seguida expõe a seguintes dúvidas: “E se eu estivesse errado em tudo que eu escrevi?” “E se eu não ensinei a vocês o melhor que há em Marketing?”. Nesse momento da palestra
Kotler leva todos ali presentes a repensar sobre o novo marketing. Fala sobre o big data e mundo digital que são assuntos atuais e que não estão nos livros mais antigos.
Introduzindo ao assunto central, Kotler elogia o Brasil pelo seu crescimento econômico de 5% ao ano de 1940 a 1980 e aconselha a ampliação da participação de mercado, ir atrás de onde o crescimento está acontecendo. Uma dica direcionada para o Brasil foi a criação de multinacionais que sejam inovadoras e que ofereçam um custo mais baixo ou qualidade superior da que já existe nas multinacionais ocidentais.
Ao longo da palestra Kotler, de uma forma geral, aponta quais perguntas as empresas devem fazer quando se trata de consumidores. Por exemplo: “Como conquistar novos consumidores e mantê-los?”, “O que fazer para conquistar esses clientes, “clientes donos” (assim chamados por seu grande envolvimento e participação na empresa) que gostam do seu produto, que convence outras pessoas de que esse produto é bom e que se interessam em participar com críticas construtivas e sugestões para sua empresa?” Com todos esses questionamentos Kotler deixa claro que é necessário saber maneiras diferentes de envolver e fidelizar clientes, pois sabe-se que o cliente é a parte mais importante, é a empresa que depende

Relacionados