RESENHA SOBRE A INDIGENEIDADE DAS PAISAGENS

1706 palavras 7 páginas
BALLÉE, Willian. Sobre a Indigeneidade das Paisagens. In: Revista de Arqueologia 21, n2. 2008 p. 09-23
GOMES, Denise Maria Cavalcante. Cerâmica Arqueológica da Amazônia.
No primeiro texto, o autor Willian Ballée, começa procurando uma definição para o termo: Indigeneidade das Paisagens. Para o autor, Indigeneidade refere-se:
“[...] ás maneiras tradicionais de conhecimento do mundo próprias de tradições culturais de pequena escala cujos sujeitos têm sido historicamente os alvos humanos do colonialismo europeu e neo-europeu e, mais recentemente, da globalização econômica.”(BALLÉE, 2008)
Ainda ressalta que o termo é difícil de definir, pois o dicionário oferece a definição que é somente o senso de pertencer a alguma terra ou lugar, e ser algo que é original, ou aborígene. Nesse caso, todos nós somos “indígenas”. Mas seria contraproducente usar o termo “povos indígenas” a cada homem, cada mulher e criança que existe, pois na linguagem legal, o termo se refere à apenas 3% da população total do globo, uma vez que este termo usualmente exclui os altos estratos de sociedades euro-americanas e da Eurásia, e que inclui os altos estratos das sociedades neo-européias na América Latina, Austrália e Oceania.
Ouso afirmar que neste caso Indigeneidade se refere apenas à qualidade de ser indígena, de ser primário, mas todos nós humanos apesar de não querermos admitir temos raízes indígenas. Então o que há é uma associação pejorativa do termo indígena, a algo que é primário ou não desenvolvido.
Neste artigo nota-se que o objetivo do autor é:
“[...] descrever e determinar paisagens que evidenciam indigeneidade ao longo de um lapso de tempo de longue durée, para analisar o valor destas, tanto aos que com elas convivem como aos de fora, e discutir como essas paisagens – em realidade, sítios arqueológicos atualmente ocupados por pessoas que usam antigas tecnologias – e as sociedades às quais pertencem, podem ser melhor conservadas, protegidas ou restauradas. p11 (BALLÉE,

Relacionados