Resenha sobre a escola clássica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA SOBRE A ESCOLA CLÁSSICA: DAVID RICARDO (1772-1823)

Numa linguagem concisa e menos colorida que Adam Smith, Ricardo formaliza muitos conceitos econômicos. Este que nunca frequentara ascadeiras de uma universidade, adquiri seus conhecimentos através de leituras e reflexão.
Em 1817 publicou sua obra máxima “Princípios de economia política e de tributação”. A obra ricardiana exerceuenorme influencia sobre todas as correntes econômicas posteriores. A exemplo, Marx e os socialistas, Marshal e a corrente neoclássica, e Keynes.
Tanto Ricardo quanto Malthus têm raízes intelectuaisem Smith, mas diferem porque Malthus não aceita a “Lei de Say”.
* Teoria do Valor:
Para Ricardo, o valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho nela incorporada. Ou seja, ovalor dado pelo seu custo em trabalho. Portanto atrás do preço da mercadoria está o valor, atrás do valor estão os custos de produção e atrás dos custos de produção está o trabalho humano.
Para osclássicos a utilidade tinha certo peso na determinação dos preços. O preço não pode ser explicado por um único elemento subjetivo. A s oscilações de preço em torno de determinado patamar são explicadospela a oferta e procura, e estas não influenciam o preço.
O custo em trabalho só explica o valor quando se trata de bens que a indústria humana pode reproduzir de maneira praticamente ilimitada.
Tantopara Ricardo como para Smith toda mercadoria tinha dois preços: o preço natural e o preço de mercado.
Henri Denis criou uma formula para explicar a formação do preço natural em Ricardo. O preço éigual ao custo em trabalho do produto sobre o custo em trabalho da moeda.
A teoria do valor trabalho será aperfeiçoada por Marx.
* Teoria da repartição:
Explicar as leis que regulam a repartição doproduto nacional entre as diversas classes sociais era o problema central da Economia Política para Ricardo.. O crescimento econômico não poderia ser explicado se não se partisse do estudo de como...
tracking img