Resenha sobre tenentismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CENTRO DE ESTUDOS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
HISTÓRIA DO BRASIL III
ALUNO: RAÍSA DE MELLO SKINNER
LANNA, Mário Cléber." Tenentismo e crises politicas na primeira república". O Brasil Republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. vl. 1.

Mário Cleber Martins Lanna Junior é professor dodepartamento de História da PUC-MG e pesquisador da fundação João Pinheiro- MG. No texto "Tenentismo e crises politicas na primeira república", tras a tona uma serie de reflexões e elucidações sobre o que foi o tenentismo e qual foi o seu papel e como afetou a politica e a ideologia vigente na sociedade brasileira na década de 20. Inicia-se o texto ressaltando a importancia desse fenômeno para explicara crise da Primeira Républica, a Revolução de 30 e a participação do exército na política. O tenentismo, pode ser entendido de duas formas: como um moviemento ou uma ideologia. O autor trabalho no texto com esses dois significados, sendo que o primeiro remete a questões mais especificas, como o papel das forças armadas, dando mais enfase ao exercito na politica brasileira. Serviu para justamentecolocar na cabeça dos jovens oficiais a reflexão sobre como eles poderiam particpar da politica e em que pontos esta encontrava-se corrupta e sem atender as necessidades nacionais. O tenentismo como movimento, o autor coloca como um estudo mais delimitado, com cortes espaciais e temporais feitos de maneira evidente, tornando possivel a analise de suas causas efeitos. O autor chama esse tempo detempo do tenentismo.
O autor salienta que a formação do tenentismo foi forjado em cima de suas ações. ocorridas entre 1922 e 1934. Existiu como um movimento de conspiração e como uma forma de governo. Entre 1930 e 1934, é marcado pela participação do governo e a formação do clube 3 de Outubro, vivendo sua fase final e menos original.
Ele primeiramente dá um breve apanhado geral dotenentismo, de que os levantes e colunas acarretados por ele serviram justamente para espalhar os ideais revolucionários e manifestar as novas ideias e percepção politica que estava aflorando no Brasil naquela época. Demosntrava a insatisfação de que só algumas oligarquias participassem do arranjo politico. Demosntra também o desejo deles de uma moralização politica, mas o autor ressalta que elesnão tinham grandes pretensões sociais, em sua maioria, exceto por alguns poucos movimentos como ocorridos na Amazonia, este tinha um carater muito mais social e fala de participação popular, importando-se menos com críticas jurídicas às oligarquias. É interessante ele expor esses casos, pois é possivel perceber que as ideias se espalharam, e foram adaptadas de acordo com as necessidades dos locaisonde germinavam.
Na fase heroica (1922 a 1927), o tenentismo como movimento de conspiração, pegou em armas para entrar em uma luta contra as oligarquias dominantes, atendendo ao clamor das classes medias e populares para a participação politica, embora fosse de um cunho mais elitista e que sua maior proposta fosse a moralização política.
A Marcha do Dezoito do forte foi um dosprimeiros levantes tenentistas, foi o desfecho do levante do forte de Copacabana, responsável por diversos movimentos no Distrito Federal. No Forte de Copacabana, os revoltosos deram inicio ao que eles chamara de revolução, bombardeando alvos estrategicos. Apesar de no final terem apenas sobrevivido dois homens que tornaram-se grande lideres tenentistas (Siqueira Campos e Eduardo Gomes), gerou tambémmártires (tenetes Nilton Prado e Mário Carpenter). A legendária marcha dos Dezoito do Forte, deu visibilidade ao movimento e assim iniciu-se diversos outros levantes ao redor do país. O governo tentava ao máximo taxa-los de rebeldes que pregavam mudanças perniciosas para o país com o intuito de justamente enfraquecer moralmente a ideologia tenentista.
Os diversos movimentos e levantes do...
tracking img