Resenha sobre sistemas agroflorestais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1: a) De fato nenhuma energia é "inesgotável" toda a energia da terra vem direta ou indiretamente do sol o qual Também não tem energia inesgotável. A energia pode ser renovável. Energia eólica(vento), mares, solar e etc. o sol fornece anualmente, para atmosfera terrestre 10 mil vezes a mais que o consumo mundial d energia neste mesmo período este fato vem indicar, que além de se responsável pelamanutenção da vida na terra, a radiação solar constituem numa inesgotável fonte energética havendo um enorme potencial de utilização por meio de utilização.

b) o Brasil, por sua localização eextensão territorial, recebe energia solar da ordem de 1013 MWh (mega Watt hora) anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o seu consumo anual de eletricidade. Apesar disso, possui poucosequipamentos de conversão de energia solar em outros tipos de energia, que poderiam estar operando e contribuindo para diminuir a pressão para construção de barragens para hidrelétricas, queima decombustíveis fósseis, desmatamentos para produção de lenha e construção de usinas atômicas. Radiação solar no país varia de 8 a 22 MJ/m2 durante o dia, sendo que as menores variações ocorrem nos meses de maio ajulho, quando a radiação varia entre 8 e 18 MJ/m2. Ainda de acordo com o resultado dos estudos, o Nordeste brasileiro é a região de maior radiação solar, com média anual comparável às melhores regiõesdo mundo, como a cidade de Dongola, no deserto do Sudão, e a região de Dagget, no Deserto de Mojave, Califórnia, EUA.

c) Com efeito, tem sido observado que alguns caracteres morfológicos eanatômicos associados à heliofitismo também estão associados à xeromorfismo (ver Daubenmire 1974:228). Assim, folhas tendem a ser menores e mais espessas com o aumento da intensidade de luz através do dossel(Schimper 1898:8, Cain et al. 1951, Parkhurst & Loucks 1972, Lausi & Nimis 1986, Bongers & Popma 1988), folhas compostas são mais comuns em plantas que invadem espaços iluminados...
tracking img