Resenha sobre residuos indústriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O lixo gerado por atividades agrícolas, industriais e domésticas é conhecido como resíduo, os geradores deste, são responsáveis por cuidar do transporte, tratamento e destino final de seus resíduos.Os resíduos produzidos nos lares são uma parte muito pequena de tudo que atualmente é gerado. A indústria é a maior responsável pelo lixo produzido, este lixo, é determinante na agressão ao Planeta,neles estão resíduos químicos, solventes, todos que agridem de uma forma ou de outra o meio ambiente.
Segundo a NBR 10004 da ABNT, atualizada em Maio de 2004, os resíduos são classificados em doistipos ou classes: Perigosos e Não Perigosos
- CLASSE I: Resíduos Perigosos.
São os que apresentam risco a saúde publica e ao meio ambiente, são aqueles de origem industrial, hospitalar, agrícola,exigindo assim, um tratamento especial devido a suas propriedades relacionadas à inflamabilidade, toxidade entre outros, causando a mortalidade e doenças, alem de risco ao meio ambiente, quando nãogerenciado adequadamente.
- CLASSE II: Resíduos Não Perigosos.
Item A: Resíduos não inertes. São os resíduos que possivelmente são contaminantes, possuem propriedades como: combustibilidade,biodegrabilidade ou solução em água. São caracterizados como o lixo doméstico.
Item B: Resíduos inertes. São aqueles que ao entrar em contato com a água, esta não deixa de ser potável, muitos desses resíduos sãorecicláveis e outros se degradam lentamente no solo. Se encaixam nessa classe, entulhos, pedras, areia retirados de escavações, segundo a legislação, estes resíduos podem e então aptos a seremdepositados em aterros sanitários.
A norma NBR 10004 classifica os resíduos nessas classes, o gerador consegue identificar e definir seu risco, dando o destino final correto a seus resíduos. Acredito quecada material deve ser descartado corretamente, desde o lixo produzido nos lares, até mesmo aqueles produzidos nas grandes metalúrgicas, deve haver sempre a conscientização das pessoas em relação a...
tracking img