Resenha sobre renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUEIROZ, Teresa Aline P. O Renascimento

 O Renascimento foi um acontecimento cultural que surgiu entre as ricas cidades italianas, no século XIV, e se estendeu por outras regiões da Europa. Essemovimento ficou conhecido como Renascimento pois seus protagonistas pretendiam partir da filosofia, da arte e dos valores da cultura para fundar um novo mundo. Os homens deste período não negavam aexistência de Deus, porém colocavam em primeiro lugar os interesses humanos e terrenos. A importância que o homem tinha era a base do humanismo, um movimento intelectual da época que surgiu nos centrosurbanos da Península Itálica, mais precisamente em Florença.
O ser humano era o centro do universo. Os pensadores medievais colocavam Deus e a Igreja no centro de tudo e acreditavam na Terra como umapassagem em direção à vida eterna.  A valorização dos estudos de pensadores greco-romanos aconteceu devido ao fato de que os artistas e sábios humanistas viam a Antiguidade Clássica como a época deouro da história, onde as obras de arte e o pensamento tinham como principal preocupação o ser humano.
Ainda hoje a palavra Renascimento traz a ideia de uma época dourada e de homens libertos dosconstrangimentos sociais, religiosos e políticos. Nesse mundo, o individualismo, o paganismo e os valores da Antiguidade clássica seriam cultuado, dando margem ao florescimento das artes. Renascer dizrespeito também a uma afirmação de morte e volta à vida. Essa metáfora foi usada para estabelecer os laços entre a Itália dos séculos XV e XVI com a Antiguidade.
O Renascimento modificou as formas deprodução das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio. Nas artes oRenascimento se caracterizou, em linhas muito gerais, pela inspiração nos antigos gregos e romanos, e pela concepção de arte como uma imitação da natureza, tendo o homem nesse panorama um lugar privilegiado....
tracking img