Resenha sobre políticas públicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1142 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica

Nome: Cristina Vieira de Andrade
Curso: Gestão Pública Municipal Data: 08/09/2010
Disciplina: Políticas Públicas

RUA,Maria das Graças.Políticas Públicas.Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; (Brasília): CAPES:UAB,2009.

Credenciais do autor (a)
Maria das Graças Rua é graduada em Ciências Sociaispela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertudes de São José, ES, (1976), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - SBI/IUPERJ (1984) e doutorado em Ciências Humanas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - SBI/IUPERJ (1992).É professora adjunto IV, concursada, da Universidade de Brasília. Tem experiência na área dePolíticas Públicas e Gestão Governamental, com ênfase em Avaliação de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, administração pública, monitoramento de programas e projetos, avaliação de impacto, inovação, meio ambiente, violência e segurança pública.Outras obras:
RUA, Maria das Graças. Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal. Brasília :ENAP, 1998.
_________________ Análise de Política Públicas: Conceitos Básicos In: O Estudo da Política: Tópicos Selecionados ed.Brasília : Paralelo 15, 1998.

Resumo da obra
O livro é constituído de duas unidades sendo destaque para esta resenha o capítulo sobre Arenas políticas e comportamento dos atores.
Neste capítulo o enfoque na primeira parte se dá aos conceitos de termos que levam asubjetividade de cada ator político. Entre esses conceitos destaca-se a não discussão de aspirações e necessidades,mas admitir que de fatos as mesmas existem e que são base dos interesses, ou seja, aquilo que cada autor deseja maximizar.
O entendimento total do processo de formulação para um ator se dá com a definição de seus Issues de uma política e identificação das preferências dos atores em relaçãoa cada um deles.Para se situar dentro desta estrutura de oportunidades os mesmos procuram definir seus recursos utilizados,aqui apresentados como:
Recursos de poder: Materiais, imateriais,efetivos ou potenciais.
Regras do jogo: conjunto de normas formais e informais que regem o processo de interação doa atores.
Em função da preferência e das expectativas doa atores este fazem alianças entre sie entram em disputa denominada arenas políticas.Estas não são uma espaço físico, mas contextos sistêmicos que configuram a dinâmica dos atores e mobilizam os conflitos.
Estas arenas estão divididas em :Arenas distributivas,redistributivas,regulatórias e constitucionais.Por sua vez estas arenas podem desencadear em lutas,jogos ou negociações que definem as situações utilizadas destas aliançaspolíticas.
Em um segundo momento há a explicação da ocorrência para um benefício mútuo. Os fatores são ainda mais relevantes como: a coalizão que formam alianças duradouras,os debates que cada uma dos atores tenta convencer ao outro pelo seu meio de persuasão, intercâmbio(troca de favores) ou ameaças, e ainda da forma chamada de terceiro poder e suas dimensões.Sendo dividida em:
1. a dosconflitos abertos entre atores sobre assuntos-chave, quando o exercício do poder pode ser observado através da metodologia proposta pela concepção pluralista;
2. a dos conflitos encobertos, quando ocorre a supressão das reclamações impedindo que cheguem a ser incluídas na agenda de decisão, como em BACHRACH e BARATZ, com a não-tomada de decisão; e
3. a dos conflitos latentes, quando oexercício do poder se dá conformando as preferência da população, de maneira a prevenir que nem conflitos abertos nem encobertos venham a se manifestar (conflitos latentes ou “potenciais”).

Conclusão da autora
Segundo a autora, não há uma definição exata o que seja política pública. Muitos estudiosos compartilham a idéia de que a política pública constitui um conjunto de ações do governo, ou...
tracking img