Resenha sobre os vídeos 1 e 2 “a ascensão do dinheiro”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Blumenau, 29 de março de 2013
Nome: Maicon Gabriel Bitencourtt
Curso: Ciências econômicas
Matéria: Economia e práticas bancarias

Resenha sobre os vídeos 1 e 2 “A Ascensão do dinheiro”

Logo no inicio do primeiro vídeo podemos ver que ele começa falando da relação entre “inflação” e a confiança de um povo em uma moeda-papel local, logo depois de uma breve introdução a este tema elecomeça a falar sobre como era necessário o uso de uma moeda-papel, e isso mais tarde faria com que espanhóis principalmente fossem buscar recursos naturais fora de seu continente, isso para a fabricação dessa moeda-papel, como foi dado o caso de Pizzaro, quando o mesmo massacra a civilização inca junto a sua “patrulha” de exploração, isso com o objetivo de levar prata e ouro para a Espanha. Nestaaltura do vídeo o “professor/apresentador” diz uma frase um tanto quanto interessante: “O dinheiro só vale aquilo que as pessoas podem dar em troca dela” fazendo referencia a escassez da prata antes dessas patrulhas exploradoras. Além disso, ele diz também que qualquer material pode ser usado como moeda-papel, desde que este material passe confiança o suficiente para as pessoas “pagarem” por ele –um exemplo disto é a frase “Em Deus confiamos” que esta impressa no dólar.
Mais tarde ele fala sobre o livro do calculo (Fibonacci) onde é trago para o ocidente os números árabes, já que este seria mais fácil para cálculos matemáticos e transações comerciais do que o uso de números romanos como por exemplo I, II, III, IV e assim por diante. Em seguida é passado a ideia do surgimento da usura naEuropa, pratica proibida pelos cristãos, mas legal dentre os judeus, assim sendo essa “classe” (Judeus) viria a financiar diversas atividades como por exemplo as embarcações de Veneza (mesmo exemplo dado pelo vídeo). Normalmente quem fornecia esse serviço financeiro (emprestar com juros) viriam a ser chamados de agiotas, onde mais tarde esses mesmos agiotas que viviam em “guetos” (pois a praticade usura era proibida pela igreja, e desta maneira os agiotas sofriam um estilo de exclusão social, passando então a viver em guetos) viriam a montar os bancos na Europa. A primeira ou então mais famosa família que viria a fazer isso seria os Medici, família que mais tarde viria pelo seu poder politico e econômico a ocupar o cargo duas vezes de rainha francesa e 3 vezes de papa. Mas este poder“onipresente” não veio do nada, eles começaram como casas de cambio, honestamente eu compreendi que eles na verdade emprestavam dinheiro de alguma fora, cobravam juros, porem de um jeito um tanto quanto “escondida”, mas enfim, essas casas de cambio viriam a ficar ricas no momento em que faziam o cambio de uma moeda para outra, porem eles cobravam uma taxa para fazer esta transação. Ainda neste mesmovídeo, o “professor/apresentador” passa a ideia de que o credito e a divida são os pilares para a um desenvolvimento econômico.
Pode se dizer que o mercado de obrigações (que pelo meu entendimento é pelo visto os bancos, já que teoricamente a "obrigação é um título de crédito, que confere ao seu titular o direito de receber periodicamente juros, e numa determinada data, o reembolso do capitalmutuado.") foi o financiador de guerras, revoluções e etc... além disso, a alta ou a baixa deste mercado vai afetar qualquer pessoa, seja no valor do dinheiro que ela possua ou o valor da pensão que ela tenha que pagar, enfim, de uma maneira ou outra ela vai ser prejudicada. A guerra naquele tempo e ainda hoje faziam países inteiros falirem, isso fez com que estes países pegassem dinheiro emprestado daspessoas que nelas moravam, e o governo do “país" pagava juros as pessoas, trocando então instituições financeiras por pessoas comuns. Já naquele tempo (século XVI) o ganho era proporcional ao risco, quanto maior o risco, maior o ganho.
Também no segundo vídeo é passado a ideia de como uma família rica viria se tornar uma das grandes influencias do mercado de obrigações, teoricamente os...
tracking img