Resenha sobre os Cases Gol e Starbucks Alan da Silva Batista

497 palavras 2 páginas
Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro
MBA Gestão Estratégica da Informação
Estratégia Empresarial

Alan da Silva Batista

Resenha Individual

Rio de Janeiro
Julho de 2014

Resenha sobre os textos “Starbucks: um fenômeno mercadológico em dose diária” e “Gol – Por Mariana Melo – Case de julho de 2012”

A estratégia empresarial é um tema muito importante no mundo empresarial. As organizações que atentam para as técnicas estudadas nesta matéria, tem maior chances de alcançar o sucesso e crescimento desejado.
Os cases da Gol e da Starbucks representam este sucesso, analisando os tipos de estratégia empregadas para alcançar um crescimento acima do normal. No caso da Gol, a utilização da estratégia de liderança em custo total e no caso da Starbucks, a estratégia de diferenciação.
Os dois cases confirmam a minha teoria sobre o sucesso da organização caso sejam empregados técnicas de gestão e estratégia. No entanto, esta afirmativa não pode ser generalizada em todas as situações do mercado. Obviamente, existe uma gama de empresas que definem estratégias utilizando as técnicas difundidas no mercado e mesmo assim, não conseguem alcançar o sucesso, e muitas vezes levando a extinção da companhia.
Tanto a Gol quanto a Starbucks conseguiram alcançar o sucesso, mas ambas tiveram um começo difícil e foram desacreditadas por outras pessoas e organizações do mercado. O que levou estas empresas ao sucesso foi a coragem e perseverança de seus criadores e acima de tudo, esses empreendedores acreditaram em suas ideias, e se apoiaram nas melhoras práticas existentes no mercado. Além disso, a Gol conseguiu aproveitar as oportunidades, mesmo em momentos de sinistralidade, alavancando mais rapidamente a sua ascensão.
As duas empresas souberam aproveitar os espaços e oportunidades de negócio que surgiram ao longo de suas histórias. Monitorar o ambiente competitivo e as oportunidades de negócio são essenciais para

Relacionados