Resenha sobre neurocitismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUROTICISMO

De modo similar a extroversão/ introversão, o fator N tem um forte componente hereditário. Eysenck (1967) relatou vários estudos que foram encontrados evidencias de uma base genética para traços neuróticos como ansiedade, histeria e transtornos obsessivo – compulsivos. Alem disso encontrou uma concordância maior entre gêmeos idênticos do que entre gêmeos fraternos em relação hávários comportamentos anti- sociais e associais como crimes adultos, distúrbios de comportamento infantil, homossexualidade e alcoolismo.
O neuroticismo, contudo, não sugere necessariamente uma neurose no sentido tradicional do termo.as pessoas podem obter pontuações elevadas de neuroticismo e estar livres de quaisquer sintomas psicológicos debilitantes.
Eysenck aceitava o modelo de estresse –diátese de doenças psiquiátricas, o qual sugere que algumas pessoas são vulneráveis á doença por ter uma fraqueza genética ou adquirida, que as predispõem a doença. Esta predisposição (diátese) pode interagir com o estresse para produzir um distúrbio neurótico. Eysenck considerava que as pessoas na extremidade saudável da escala N tem a capacidade de resistir a um distúrbio neurótico mesmo emperíodos extremo estresse. Os indivíduos com pontuações N elevadas , no entanto pode sofrer uma reação neurótica, como consequencia de um nível minimo de estresse. Em outras palavras, quanto maior for a pontuação de neuroticismo, menor será o nível de estresse necessário para desencadear um trantorno neurótico. Uma vez que o neuroticismo pode estar combinado a diferentes pontos na escala de extroversão,uma única sindrome não pode definir o comportamento neurótico. Assim, várias pessoas podem ter pontos elevados na escala N e ainda assim demonstrar sintomas bem distintos, dependendo do seu grau de introversão ou de extroversão.
O neuroticismo é uma ampla dimensão de diferenças individuais tendendo a experienciar emoções desagradáveis e aflitivas, possuindo ao mesmo tempo traços cognitivos ecomportamentais». Trata-se de uma definição parcial, como outras, mas tem o mérito de insistir na vasta gama sintomatológica, no sofrimento psíquico que provoca e na dimensão cognitivo-comportamental que abrange. O neuroticismo, mais do que um estado emotivo passageiro, é um traço ou tendência estável da personalidade. Hans Eysenck apresenta dois aspectos centrais sobre o modelo para oestudo da personalidade: um descritivo, taxonômico e biológico, responsável pelas diferenças individuais e fundamentais da personalidade; outro causal, que resulta da aprendizagem e do ambiente. No modelo de Hans Eysenck, Psicoticismo é o fator associado a egocentrismo, frieza, agressividade, impessoalidade, impulsividade, falta de empatia, criatividade, obstinação e antissociabilidade; Extroversãoassocia-se a sociabilidade, vitalidade, atividade, assertividade, busca de sensações, dominância; Neuroticismo está ligado a características como ansiedade, depressão, sentimentos de culpa, baixa autoestima, tensão, irracionalidade, timidez, tristeza e emotividade.
. A partir dessa teoria, foram desenvolvidos posteriormente o Eysenck Personality Inventory (EPI), que avalia a introversão e oneuroticismo, e o Eysenck Personality Questionnaire (EPQ), que inclui o psicoticis.O segundo modelo, dos Cinco Grandes fatores de personalidade ou Big Five, teve como
base o trabalho de R. B. Cattell, que pode ser considerado seu "pai intelectual", pois Suas análises fatoriais da personalidade utilizaram a chamada "hipótese léxica", que
consistia em colher informações a partir de expressõesencontradas na linguagem
natural das pessoas, encontrando em torno de 16 fatores que descreviam a personalidade.Utilizando método semelhante ao de Cattell, alguns estudos posteriores analisaram a estrutura da personalidade e chegaram a apenas cinco fatores que eram obtidos com confiabilidade.Extroversão e Neuroticismo correspondem aos fatores E e N da escala de H. Eysenck.
Neuroticismo (N)...
tracking img