Resenha sobre liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As idéias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, roubei-as de Chesterfield, furtei-as de Jesus. Esse você não gostar das idéias deles, quais seriam as idéias que você usaria? – DALE CARNEGIE

O livro O MONGE E O EXECUTIVO, escrito por James C. Hunter é uma obra baseada na essência da liderança. O autor, através do personagem fictício de John ensina o que é liderar,como liderar e quais as características que um verdadeiro líder deve ter para alcançar os objetivos almejados dentro de uma organização.
Tudo começa quando John, um executivo bem sucedido, gerente de uma grande indústria com aproximadamente quinhentos funcionários, casado há dezoito anos com Rachel, pai de dois filhos, começou a perceber que sua vida, tanto profissional quanto pessoal estavapassando por um momento difícil. Então sua esposa, que erra psicóloga o aconselha um pouco de descanso, que se afaste da rotina estafante vivida nos últimos tempos, mas John não estava muito feliz com a iniciativa da esposa, até que um pastor também recomenda um retiro num mosteiro cristão e ele se deixa seduzir pela idéia. O mosteiro erra chamado João da Cruz e ficava em Michigan e acolhiaaproximadamente quarenta frades, mas dentre eles um que chamou a atenção de uma forma especial a John, Leonard Hoffman, um empresário bem sucedido que abandonou sua carreira profissional para se tornar monge e dar um novo sentido a sua vida.
Logo na chegada John foi recepcionado por padre Peter de uma forma simples, mas muito calorosa. Ficou sabendo das regras do local e sem demora questionou sobreLeonard Hoffman, queria conhecê-lo. Então Peter explicou que seria Leonard quem iria dar o curso de liderança nesta semana e que há mais de dez anos o reitor havia dado o nome a ele de irmão Simeão, fato este que deixou John atordoado, com uma sensação estranha já que esse nome o acompanha durante toda a sua vida, desde o batizado o versículo da Bíblia escolhido foi a respeito de um homem chamadoSimeão e assim esse nome o perseguiu durante toda sua história.
O curso que irmão Simeão presidia erra composto por seis participantes, Lee, o pregador, Greg, sargento do exército, Tereza diretora de uma escola pública, Chris, treinadora de um time de basquete, Kim, enfermeira e John. Logo no primeiro encontro Simeão fala sobre os princípios da liderança, a habilidade que um líder deve dispor parainfluenciar as pessoas a desenvolver as tarefas visando atingir os objetivos e também como desenvolver esta influência, como levar as pessoas a fazer o que desejamos e diferenciar poder de autoridade. Poder é quando o líder usa sua posição para coagir alguém obrigando a desenvolver certa tarefa e autoridade é quando a pessoa faz de boa vontade o que você quer utilizando somente da influênciapessoal. Também enfatizam a importância de se manter bons relacionamentos, construir relações saudáveis em família, nos negócios, com cliente, fornecedores, enfim construir uma vida saudável.
No próximo dia o curso foi voltado para o Velho Paradigma e o Novo Paradigma, ou seja, a importância de mudar os conceitos, a direção, caso contrário sua administração não terá vida útil por muito tempo. Simeãotambém chamou a atenção sobre o quanto é importante sermos bons ouvintes e fala que quando interrompemos alguém no meio de uma frase além de não demonstrarmos importância ao que a pessoa esta falando também a enviamos mensagens negativas. Diferenciou de forma simples, mas objetiva os dois paradigmas:
VELHO PARADIGMA NOVO PARADIGA
Invencibilidade dos EUAConcorrência global
Administração centralizada Administração descentralizada
Japão = produtos de má qualidade Japão = produtos ótimos
Gerenciamento Liderança
Eu penso Causa e efeito
Apego a um modelo Melhoria contínua
Lucro a curto prazo...
tracking img