Nome: Mariana Assis Lopes
Curso: Engenharia Ambiental
Turma: 1021

REF.: Gounet, Thomas, Fordismo e toyotismo na civilização do automóvel, São Paulo: Boitempo editorial, 1992. Maia, Adinoel Motta. A era Ford: Filosofia, ciência, Técnica. Salvador: Casa da Qualidade, 2002. Diaponivel em: ,
Fordismos


Fordismo é o nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído pelo norte-americano Henry Ford. Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto. As principais características do Fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem, os veículos eram montados em esteiras rolantes que movimentavam-se enquanto o operário ficava particamente parado, realizando uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores.
Desde criança interessa-se por mecânica, foium dos primeiros a acreditar que o automóvel não era um artigo de luxo. Sua idéia era vender carros a preços populares com assistência técnica e garantia.
Entre 1905 e 1910, Ford promoveu a grande inovação do século XX. A produção em massa.
Em 1913 já fabricava 800 carros a preços populares com assistência técnica e garantia. Ford também estabeleceu o salário mínimo e a jornada de oito horas de trabalho. Mais foi após a Segunda Guerra Mundial que o Fordismo atingiu seu ápice.
O principio do fordismo era a produção vertical, ou seja, produzia desde a matéria prima inicial ate o produto final.
A produção em massa deu origem a padronização maquinaria, da Mao de obra e do desenho do produto, o que proporciona o custo mínimo.
Outros princípios são: intensificação diminuição do tempo de criação com a utilização imediata dos equipamentos e matéria primas, economicidade redução ao mínimo do volume de estoque da matéria e produção rápida e produtividade capacidade de aumento da [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Resenha sobre fordismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-Fordismo/502806.html

MLA

"Resenha sobre fordismo" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-Fordismo/502806.html>.

MLA 7

"Resenha sobre fordismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-Fordismo/502806.html>.

CHICAGO

"Resenha sobre fordismo." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-Fordismo/502806.html.