Resenha sobre falacias em marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Gestão Mercadológica
Aluno: Rodrigo L. Versinhassi
Data: 16/08/2012
Falácias em Marketing no Brasil

No artigo Falácias em Marketing no Brasil os autores tiveram como objetivoprincipal mostrar as falsas ideais que ocorrem dentro da área de marketing no Brasil, em questão á função, o que realmente um profissional de marketing faz, ou seja sua atuação no mercado, mostrandoevidentemente o que é na verdade o “marketing” e não termos que foram inventados por outras pessoas achando que certas funções dentro de uma empresa podem ser chamadas de marketing, sendo que esta executaoutra função.
Os autores deixam bem claro que marketing não é apenas venda e sim uma ferramenta para ajudar e facilitar a divulgação, dando informações do produto para maior entendimento, ajudandoe melhorando o relacionamento entre empresas e consumidores, assim sendo o marketing tem como função descobrir melhorias para uma venda de sucesso.
Outro ponto que os autores põem um grande foco é naquestão de marketing não ser publicidade, é uma parte diferente do marketing, explicando que publicidade é muito mais próxima a palavra promoção, porém também não é o mesmo. O profissional demarketing só irá dar a decisão de como o processo deverá ser feito, a promoção cabe ao publicitário.
Após a leitura, minha conclusão foi que os autores quiseram demonstrar a real diferença entre marketing,propaganda e publicidade. Mostrando que são assuntos interdependentes e relacionados, porém diferentes um do outro, com cada qual determinando uma função dentro da empresa, mas sempre mostrando que omarketing é o que ponto de decisão final: o que vai ser feito e como vai ser feita a promoção de determinado produto.
Outro ponto que eles quiseram mostrar foi que o Marketing apesar de todos osanos de estudos, tem um enfoque mais recente, e não está completamente pronto para receber afirmações como corretos.
O marketing tem passado por muitas falácias, onde é confundido por diversos tipos...
tracking img