Resenha sobre estrategias de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Isabel Solé, espanhola, é doutora em Psicologia. Professora de Psicologia da Educação do Departamento de Psicologia Evolutiva e de Educação da Universidade de Barcelona (UB). Participa de atividadesde formação permanente de professores e de psicopedagogos. Pesquisadora de temas relacionados à leitura e à educação infantil.
Solé apresenta em seu texto um aprofundamento sobre o ensino deestratégias de compreensão leitora, primeiramente parte da idéia de que estratégias são procedimentos para alcançar metas e trás com isso duas implicações, a primeira é de que é preciso ensinar estratégiaspara a compreensão de textos, e a segunda é o que caracteriza a mentalidade estratégica é sua capacidade de representar, analisar os problemas e a flexibilidade de encontrar soluções. Ensinar estratégiasde compreensão leitora se torna indispensável na idéia de ler e entender o que se lê, e tornar leitores autônomos. Isabel leva em consideração a concepção construtivista do ensino e aprendizagemescolar, entendida como ajuda ao aluno na construção do seu próprio conhecimento, o professor deve atuar de forma conjunta com aluno, exercendo uma função de guia, entende que o professor deve fornecer ascondições necessárias para que os alunos possam dominar estratégias e utilizá-las.
Para a autora a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias, ela cita o trabalho de Collins e Smithque propõem um ensino em progressão em três etapas, a primeira etapa modelo, o professor serve de modelo, etapa de participação do aluno e leitura silenciosa, outras propostas para o ensino dasestratégias de compreensão leitoras são citadas pela autora como, instrução direta “processo/produto” o que o professor faz e o produto e instrução indireta, considera também que o planejamento do ensino develevar em conta quatro dimensões, os conteúdos que devem ser ensinados, os métodos de ensino, a sequenciação dos conteúdos, organização social da sala de aula, aproveitando todas as possibilidades...
tracking img