Resenha sobre empresa Enron - Franciane Vigno

618 palavras 3 páginas
RESENHA DO FILEM “ENRON”
Turma: Tec. Adminstração
Alunos: Aline Prates, Franciane Vigno, Haydee Reis
1 INTRODUÇÃO
Fundada em 1985, a Enron considerada a sétima maior empresa norte-americana era uma empresa que inicialmente tinha como principais atividades a distribuição de eletricidade e gás natural. Porém, vinha diversificando suas atividades, até que a partir de 1999 lançou a enron online, que se tornou o maior portal de comércio eletrônico do mundo, que intermediava seis mil transações por dia.
Contudo, ninguém poderia imaginar que a empresa se tornaria o maior processo de falência no mundo. E acabaria se tornando um caso emblemático.

1.1. FRAUDES CONTÁBEIS E PREJUÍZOS

Com uma norma contábil duvidosa a empresa Enron tinha lucros superestimados e dívidas não registradas, ao qual mascarava exorbitantes perdas. Assim a empresa começa a manipular reconhecimentos contábeis das receitas para aumentar os lucros de curto prazo. Houve sociedades criadas para esconder as dívidas e canalizar os prejuízo, e assim atrair mais recursos através de investidores garantindo a sua continuidade. E ainda não satisfeitos com esses ganhos ilícitos, conseguiram lucros adicionais através de informações privilegiadas.
Diversos Princípios contábeis foram infringidos pela empresa enron, como o princípio da continuidade, que dispõe sobre a influência do valor econômico de ativos, assim como o valor ou vencimentos dos passivos Verifica-se o descumprimento da integridade do registro do patrimônio e suas mutações, assim como o reconhecimento de receitas e despesas no período ao qual efetivamente ocorreram. Esses descumprimentos estão vinculados aos princípios da oportunidade e competência. O princípio da prudência também foi descumprido, ao qual determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que houver alternativas igualmente válidas.
A Enron causou vários prejuízos após sua falência, entre eles podemos listar os

Relacionados