Resenha sobre DHCP - BUGALLO

626 palavras 3 páginas
O que é o DHCP? Este texto presta-se como uma introdução ao serviço provido pelo protocolo DHCP, voltado para administradores de redes interessado no tema. O DHCP, que e' hoje um protocolo recomendado, em vias de ser padronizado pelo Internet Activities Board (IAB), facilita, e ate' mesmo viabiliza, a gerencia de grandes redes IPs, assim como a vida dos usuários itinerantes com seus computadores portáteis.
Um cliente DHCP busca encontrar um ou mais servidores DHCP que possam fornecer os parâmetros desejados, para que sua maquina possa ser automaticamente configurada. Recebendo o aceite do cliente, o servidor reserva o endereço IP (se ainda estiver disponível) e indica o fato ao cliente, que, a partir de então, poderá' fazer a correta e almejada configuração do seu computador.
Porem, esta atitude cordial do cliente, se não ocorrer, não fará' com que o endereço seja indefinidamente inutilizado, posto que, ao final do tempo de arrendamento, o servidor assumira' que tal endereço poderá' ser re-alocado sem problemas.
É possível que o servidor DHCP não esteja no mesmo enlace do cliente e que entre eles haja algum roteador que não faca o roteamento dos pacotes DHCP. Deve-se lembrar que o cliente DHCP, por não saber inicialmente quem e' o servidor DHCP, utiliza o broadcast para procurá-lo, e que o mesmo pode ser feito pelo servidor ate' que o cliente tenha um endereço IP fixo. No caso então de, entre o servidor e o cliente, haver um roteador que não encaminhe devidamente pacotes DHCP, ha' a necessidade de um elemento intermediário: o relay DHCP. O relay DHCP e' uma maquina capaz de receber pacotes dos clientes DHCP de sua rede, por exemplo, e encaminhar essas solicitações a um ou mais servidores em outras redes.
O DHCP e' uma evolução do Bootstrap Protocol - BOOTP ([RFC951]), protocolo padronizado pelo IAB, que permite a configuração automática de parâmetros de redes de um sistema, porem sem a capacidade de alocar dinamicamente estes parâmetros, como faz o DHCP.

Relacionados