RESENHA SOBRE DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E PARTICIPAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE (DC)- ATUALIDADE E IMPORTÂNCIA

896 palavras 4 páginas
SOUZA, Maria Luiza. Desenvolvimento de comunidade (DC) atualidade e importância. In: Desenvolvimento de Comunidade e Participação. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2004. P.13-19. Desenvolvimento de uma comunidade (DC) trata-se de um processo pedagógico de ação junto às comunidades, podemos destacar como parte do processo características que apontem traços de moradia e diversas condições de vida das populações seja na área rural ou na área urbana.
O processo de desenvolvimento inclui-se ensinar a pratica tomando como base uma fundamentação teórico-metodológica para que sejam atendidas as exigências do processo de DC, muitos trabalhos foram desenvolvidos para que haja o amadurecimento adequado dessas praticas , bem como textos , bibliografias, relatos e experiências tudo isso contribui para uma fundamentação teórica e pratica para se trabalhar o tema.
Para SOUZA (1989) pratica de desenvolvimento de uma comunidade (DC), pode ser patrocinado ou não por instituições do setor publico, e pode ser trabalhada numa perspectiva de participação popular onde o usuário mais direto dessa pratica são as camadas populares.
As populações criam identidades onde eles se identificam com seus e espaços de moradia coincidindo muitas vezes com uma própria dinâmica das ações comunitárias as áreas moradia hoje se destacam como um processo social e ações político-social que fazem ampliar ainda mais as ações do estado.
Ao criar estas identidades mediante os problemas coletivos das áreas de moradia a população vive o enfrentamento comum gerando assim movimentos sociais. Com a atuação de controles para a detenção de possíveis tensões sociais e movimentação de população se criam as politicas sociais.
Nos movimentos sociais as áreas de moradia passam a ser áreas de mobilização e organização popular a medida que se aguçam as contradições sociais levando a população apensar e agir diante dos problemas de consumo coletivo. Podemos observar que com a ampliação do capital imobiliário , o

Relacionados