Resenha sobre david riccardo do livro de e. k. hunt

462 palavras 2 páginas
Resenha: E. K. Hunt, e seu posicionamento em relação a Adam Smith

Em relação aos dois capítulos apresentados, o autor inicialmente apresenta o contexto histórico e social que estava inserido Adam Smith, que se encontrava na região da Inglaterra por volta do século XVIII no período da revolução industrial, período no qual após superar o período transitório do mercantilismo (posteriormente ao feudalismo), começava a atingir seu ponto máximo no modo de produção capitalista. Isso beneficiado pela política adotada pelos ingleses, que apesar de seu mercado externo ter aumentado bastante principalmente no começo do século, resolveu fortalecer o mercado para produção interna, especialmente de lã, onde a indústria têxtil surgia como potência para aquela época. Essas políticas também trouxeram a necessidade de inovação, o que fez com que surgisse por exemplo a especialização do motor a vapor. Todo esse cenário fez com que houvesse um rápido e generoso crescimento nos centros urbanos e industriais das cidades o que foi acompanhado pela surgimento das manufaturas.

Inicialmente, Smith, escrevia suas teorias sobre a história e a sociologia, onde sempre havia a intensidade das lutas entre as classes da sociedade. Foi nessas teorias que surgiu talvez, a explicação que o deixou mais conhecido mundialmente, a 'mão invisível', que consistia em um mecanismos auto regulador dos mercados com o passar do tempo, sendo caracterizado apenas pelo funcionamento sistemático das leis naturais. Essa ideia, foi muito questionada e estudada por pensadores e estudiosos posteriores a Smith, porém o sentido de promover o bem social do mercado de forma natural, permanece até hoje.

Para que existisse as teorias do valor - trabalho produzidas por David Riccardo e Karl Marx, o autor mostra que foi necessário anteriormente a eles um estudo feito por Smith, onde o mesmo dizia que em todas as sociedades o processo de produção poderia ser reduzido a uma série de esforços humanos, e que os seres

Relacionados

  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas
  • Economia
    118186 palavras | 473 páginas
  • Sociologia Para Jovens Do S Culo XXI Hellip
    244837 palavras | 980 páginas