Resenha sobre belo monte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA

Professor: Ismael Passos

RESENHA REFERENTE À OBRA:

BELO MONTE

Marcelo Da Silva luz
Eletrotécnica-sub°
2011

Belém, Novembro de 2012.

RESUMOA hidrelétrica é considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e será a terceira maior do mundo quando estiver concluída – o que deve ocorrer em 2019.Ela ficará atrás apenas da Usina de Três Gargantas (China) e Itaipu (Brasil/Paraguai).

- Impactos ambientais
As críticas em relação ao projeto apontam para o fato de que ele provavelmentesignificará que a maior floresta tropical do planeta (a Amazônia) teria uma significativa perda da cobertura vegetal e muitas espécies de peixes deixariam de existir. Eles teriam dificuldade de subir o RioXingu para se reproduzir e acabariam morrendo. “A ideia do governo é construir uma ’escada‘ para permitir a subida e tentar diminuir o impacto. Mas, mesmo assim, nem todos os peixes fariam o mesmocaminho e conseguiriam chegar lá”

Baixa eficiência energética
A construção da usina visa suprir o aumento da demanda de energia elétrica no Brasil, que hoje é a sexta potência mundial. Porém, oscríticos do projeto apontam que ela terá uma baixa eficiência energética no período de estiagem. Nessa época, que dura de quatro a cinco meses, a hidrelétrica produziria apenas 40% de sua capacidade total.- Impactos sociais
A construção da usina vai exigir que tribos indígenas localizadas próximo à cidade de Altamira, no Pará, sejam removidas para uma nova cidade a ser estabelecida em uma regiãopróxima. Mas, além dos problemas sociais que isso pode acarretar, essa medida ignora questões culturais. Por exemplo, os índios se recusam a deixar para trás os mortos que enterraram no solo de suatribo, fator importante em sua cultura e religião.

- Questões políticas
A construção das usinas do PAC favorece o governo ao usar uma fonte renovável para suprir energia ao país por um custo menor...
tracking img