Resenha sobre as Relações Sociais e serviço Social no Brasil, de Marilda Iamamotto e Raul de carvalho

512 palavras 3 páginas
Resenha
O serviço social é uma especialização do trabalho coletivo situada na divisão sócio-tecnica do trabalho. Surgiu das necessidades de dominação do capital sobre a classe trabalhadora no contexto social da primeira república. Viabiliza uma satisfação das necessidades humanas do proletariado sem ferir a reprodução ampliada do capital. Na primeira republica o trabalhador assalariado é explorado exaustivamente ameaçando a sua capacidade vital e a manutenção da força de trabalho para o capitalismo. A sobrevivência do trabalhador é vinculada diretamente ao mercado de trabalho dominado pelo capital, e que a certo momento submete-se a exploração desse sistema para garantir a própria existência. O abuso desmedido a que é submetido faz surgir uma luta preservativa que desperta na sociedade burguesa um sentimento de ameaça a seus valores e a ordem social sendo necessário assim um controle social da exploração da força de trabalho.
O desdobramento da questão social é uma tomada de consciência da classe trabalhadora como um conjunto e seu reconhecimento por parte do estado que deve levar em conta, na implementação de politicas sociais, as suas necessidades e interesses. O serviço social brota nesse contexto a partir de grupos que se manifestam principalmente através da igreja católica. A ação social trafegando entre a caridade e a repressão sutil vem de forma a garantir um controle social importante para assegurar a multiplicação do capital.
A igreja católica em busca de reaver sua hegemonia como concepção de mundo procura investir na ação social como uma Instituição Social de caráter religioso, onde procura reagrupar suas forças e reconquistar o antigo controle ideológico e prático, surgindo assim o serviço social. Inicialmente como uma forma de caridade desenvolvida por grupos católicos ampliando-se para uma forma de controle social e alienante pelo estado. Através da constituição de poderosas organizações de massa mirando o controle da população católica a

Relacionados

  • Pensando A Seguranca Publica Vol 5
    120617 palavras | 483 páginas