Resenha sobre analfabetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA SOBRE ANALFABETISMO

Quando falamos da situação da Educação Brasileira, o mais marcante é o alto índice de analfabetismo,quando nos damos conta do quanto isso afeta a vida pratica dosbrasileiros é que nos assustamos, porque essas pessoas, não conseguem fazer coisas básicas do cotidiano,como pegar um ônibus sem o auxilio de alguém,não são capazes de conferir um troco.
Aodepararmos com a meta estabelecida pelo Governo Brasileiro, ela é baixa e mesmo assim ainda não conseguimos chegar perto desta meta, e isso se deve a uma série me motivos,sendo eles,falta deestrutura,falta de professores qualificados para dar aula no EJA,e o principal falta de incentivo por parte do governo.
Outro fator, que não deixa de ser tão importante quanto esse, é a qualidade deensino oferecido, e que esse ponto é mais difícil de termos dados concretos, e por isso se deve um numero muito alto de analfabetos funcionais,que são aquelas pessoas que conseguem ler e escrevermas tem muita dificuldade em entender a mensagem lida, não conseguem absorver o que aquele texto está passando, e isso é muito preocupante, porque aí paramos e pensamos o que está sendo feitonas escolas, as crianças passam anos e anos estudam e chegam na faculdade nesse nível tão baixo de aprendizagem.
O questionamento do parágrafo anterior, o que se tem ensinado ao longo da vidapara esses estudantes,o que tem sido cobrados desses alunos, é uma face da educação muito importante e deve ser vista com mais afinco, porque a escola deve proporcionar o aluno uma educaçãotransformadora, para que o aluno saia de aluno um ser critico e não apenas reprodutor de conhecimento.
O ensino precisa já de uma reformulação, não da pra admitir que se continue assim,uma educação semsentido. E também voltando ao fato do analfabetismo precisamos de metas e objetivos alcançáveis e que se adaptam a vida dos brasileiros,que precisam conciliar educação com sua vida de...
tracking img