Resenha sobr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Região Sudeste
(aves e mamíferos extintos)
A região Sudeste concentra o maior número de mamíferos, anfíbios e répteis ameaçados de extinção no país. A situação é pior na área da Mata Atlântica, onde a devastação afeta diretamente os habitats naturais. A caça predatória e o comércio ilegal de animais são outros fatores que têm contribuído para pôr em risco a vida de animais.
Os dados foramapresentados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mapeou a fauna em risco de extinção com base em dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
O Rio de Janeiro ocupa a pior posição no ranking de animais em risco: 39 espécies. São Paulo vem em segundo lugar (38) e Minas Gerais aparece na terceira posição (37).Alguns dos bichos que podem desaparecer são a onça-pintada, o mico-leão-dourado, o tamanduá-bandeira, o bugio e a preguiça-de-coleira.
"É a região onde há maior devastação, mais construções imobiliárias e estradas. A mata atlântica é a mais afetada", afirma Licia Couto, técnica de fauna e flora do IBGE

Alguns causadores da extinção dos animais:

A ameaça da extinção pende, actualmente, sobmilhares de espécies animais e vegetais dos nossos dias. Trata-se de um problema que deriva principalmente da destruição dos habitats em que eles vivem e onde interagem com outras espécies.
Muitas espécies vegetais e animais já desapareceram da Terra e outras estão ameaçadas. As causas da extinção das espécies são as mais diversas: mudanças no ambiente, falta de alimento, dificuldades dereprodução e, sobretudo, a ação destruidora do homem. Além de lançar na água, no ar e no solo os mais diversos tipos de substâncias tóxicas e contaminadas, o homem também agride o ambiente capturando e matando animais silvestres e aquáticos e destruindo matas e florestas.

 Alterações climáticas: A alteração do clima constitui um dos maiores problemas ambientais que a humanidade terá de enfrentar no novomilênio. A flora e a fauna estão sendo ameaçadas com as mudanças de temperatura que, estão influenciando no ciclo de vida e ecologia de cada espécie.
Caça: A sobre-exploração de determinadas espécies tem se tornado uma das principais ameaças à sobrevivência de inúmeros animais e plantas. O comércio de partes de animais é um dos negócios clandestinos mais lucrativos do mundo, incentivado porsuperstições tradicionais ou noções de estatuto social

implementadas em determinados países.
Doenças: Se num habitat natural é introduzida determinada doença pela mão humana, é bem possível que os seres que ali habitam não estejam preparados para combatê-la e morram indiscriminadamente. Um exemplo é a raiva e o fungo Batrachochytrium dendrobatidis (causador da quitridiomicose em anuros). Poluição: A poluição é indiscutivelmente conseqüência da atividade humana. Espécies animais e vegetais vão perecendo à medida que os seus habitats naturais sucumbem à sujidade e toxicidade produzidas pelos humanos. Mas é bem possível que também a espécie humana venha a sofrer com esta aparente necessidade de poluir; os recursos hídricos estão cada vez mais poluídos, a atmosfera vai perdendo defesas contraos raios ultravioleta do sol e as árvores, que produzem o nosso oxigênio vão morrendo em nossas mãos.
Recifes de corais:
Os recifes de corais são encontrados apenas onde as águas circundantes contêm pequenas quantidades de materiais suspensos e onde a temperatura média da água esteja entre 20° e 28°C. Ou seja, são necessários dois parâmetros físicos para os ecossistemas coralinos: águas quentescom boa incidência de raios solares. Devido ao aumento de temperatura, que o planeta vem enfrentando durante os últimos anos, e a poluição das águas causadas por resíduos provenientes do esgoto e do lixo de cidades litorâneas, 231 espécies de recifes de corais estão em diferentes graus de risco de extinção. O branqueamento de corais é causado devido ao aumento da temperatura das águas e...
tracking img