Resenha sicko

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha (SOS Sicko)

Sicko é um documentário do diretor Michael Moore. O filme investiga o sistema de saúde norte americano.
O filme compara olucrativo não-universal sistema de saúde norte americano com o sistema universal de países como Canadá, França, Inglaterra e Cuba.
De acordo como o filme,quase cinqüenta milhões de americanos não possuem plano de saúde e aqueles que possuem são vítimas das companhias de seguro. Entrevista com estas vítimas sãoconduzidas no decorrer do documentário, como também soa entrevistados ex-funcionários das empresas de seguros que descrevem detalhadamente a iniciativas de corte de custosdas companhias.
Nesse documentário o diretor Michael expõe o disfuncional sistema de saúde norte americano, no qual é orientado pelos grandes lucros e nãopela missão de salvar vidas.
No Brasil, todo cidadão tem o direito de desfrutar de um sistema de saúde publica. Sendo que é dever do estado prover ascondições para que esse direito seja efetivado. Isto foi estabelecido na constituição federal de 88 “Art. 196 – A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantidomediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para suapromoção, proteção e recuperação.” E a Lei nº 8.080/90 reafirma que ” A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis aoseu pleno exercício. ” O SUS ( por pior que seja) desde sua origem pode-se perceber o constante crescimento e aperfeiçoamento ao longo de sua história de 23 anos.
tracking img