Resenha short paper e paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ísis Ariane Siqueira Neto
Maria de Fátima Barbosa








Resenha, Short Paper e Paper











Presidente Prudente
2012








Ísis Ariane Siqueira Neto
Maria de Fátima Barbosa




Resenha, Short Paper e Paper





Trabalho Integrado Interdisciplinar de Direito apresentado para avaliação parcial nas disciplinas do1° termo A do Curso de Direito.


Docente coordenador do TIID: Prof. Paulo Fernando da Silva






Presidente Prudente
2012
Resenha, Short Paper e Paper



Ísis Ariane Siqueira Neto
(1º termo A)

Maria de Fátima Barbosa
(1º termo A)




FICHA DE AVALIAÇÃO




Nota atribuída (de 0,0 a 10): ________________.

Observações:SUMÁRIO


INTRODUÇÃO
1 RESENHA...............................................................................................................................6
2 SHORT PAPER.......................................................................................................................7
3PAPER.....................................................................................................................................8
CONCLUSÃO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


























INTRODUÇÃO
(2,5)Essa prévia abordará os conceitos básicos da estrutura, bem como aplicações da Resenha, Paper e Short Paper. Serão apresentados desde definições básicas de estrutura até as definições técnicas para um completo entendimentodestes trabalhos científicos. Através do entendimento das estruturas será possível capacitar o estudante de direito para a análise e aplicação desse conhecimento na construção de Trabalho final de disciplinas de Cursos de Especialização, de Mestrado e de Doutorado e de Apresentação em congressos, dentre outras .





























1 Resenha

AResenha é a elaboração de um texto, a partir de um livro ou documento, em que pode ser realizada uma comparação de seu assunto ou uma avaliação crítica, produzida para mostrar a opinião crítica do autor sobre os livros e/ou documentos já lidos. Além disso, ajuda a guiar o leitor sobre determinado assunto, assim como, o arquivamento para posterior consulta. Desenvolve a prática da leitura e escritade forma plena e com certa liberdade.
Segundo orientação do professor Andre Gazola (site: lendo.org/ acesso 2012), a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.
No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos aoerro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.





1.1 Tipos de Resenha

As resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas éa resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, não fazendo a Analise de forma critica. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião oresenhista.
Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples: com apresentação do tema, resumo dos textos e conclusão, mostrar as fontes e identificação. As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar...
tracking img