Resenha Ser O P S Em P S Modernismo O P S Em P S Colonial Por Guto Presta

2474 palavras 10 páginas
UDESC, março de 2014
Profa. Célia Maria Antonacci Ramos
Acadêmico: Gustavo Antoniuk Presta

Será o Pós em Pós-Modernismo o Pós em Pós-Colonial?
Kwame Anthony Appiah

A exposição “Perspectivas: ângulos sobre a arte africana” foi organizada em 1987 pela curadora Susan Vogel, que delegou à alguns co-curadores convidados (uma mulher e nove homens) a responsabilidade de eleger as obras de arte para a exposição, a partir de um catálogo com mais de cem fotografias de arte africana entre vários tipos e origens.
Porém, dos 10 co-curadores, o artista baule da Costa do Marfim Lela Kouakou, foi segregado desse sistema de seleção pois, segundo Susan Vogel, no caso de um “artista baule, familiarizado com a arte do seu povo, só foram incluídos objetos baule no conjunto das fotografias selecionadas”. Em sua justificativa, ainda acrescenta que estudos de estética realizados no terreno mostram que os informantes africanos criticam as esculturas de outros grupos étnicos, de acordo com os seus 'próprios critérios tradicionais' ”. Mas o julgamento estético sempre parte de critérios particulares, fato que desestrutura o argumento da curadora Susan Vogel de que o Africano “autenticamente tradicional” Lela Kouakou deve ser impedido de fazer uma seleção entre as culturas artísticas africanas, porque usará os seus próprios critérios – em teoria de forma contrária dos demais co-curadores, que são americanos e africanos educados na Europa. Vogel não traçou uma linha de separação de acordo com categorias raciais ou nacionais, uma vez que foi permitido aos co-curadores nigeriano, senegalês e afro-americanos, estar do lado “ocidental” da grande divisão, trazendo à tona, dessa forma, algo menos óbvio do que o racismo.
Essa questão fica ainda mais evidente quando David Rockefeller, um rico e influente colecionador de arte, simplesmente justifica suas escolhas das obras para a exposição com argumentos tendenciosos, como por exemplo: “a composição total tem um aspecto muito contemporâneo, muito

Relacionados