Resenha segredo de luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO
UNIFENAS-BH












PRÁTICAS GERENCIAIS V

RESENHA CAPÍTULO I DO LIVRO:
O SEGREDO DE LUÍSA



























Acadêmica: Fabíola Xavier Soares
Prof. Roger Maia
5º Período Administração de Empresas







BELO HORIZONTE


MARÇO - 2010Resenha Capítulo I do Livro Segredo de Luísa apresentada ao Fórum de debate do A Motivação e o Perfil do Empreendedor proposto pelo Professor Roger Maia da disciplina de Práticas Gerencias V da turma do 5º período do curso de Administração de Empresas



















UNIFENAS
Belo HorizonteINTRODUÇÃO


Através do Segredo de Luísa Fernando Dolabela destina-se a leitores que independente de formação, conhecimento sobre empresas tem uma idéia e querem transformá-la em negócio.
Expressado de maneira clara, o Segredo de Luísa, consegue chegar muito perto do real fato sobre o estudo de empreendedorismo. Dolabela usa a aventura de Luísa na Goiabadas Maria Amália Ltda (GMA) paradescrever o dilema de um empreendedor, sem recursos para aplicação de um estudo de mercado, sem condições de capital, apenas inicialmente com uma idéia.
Além da idéia, o autor mostra quanto é importante as características marcantes de um empreendedor como visão, determinação, persistência, energia e muito empenho, que tornaram Luisa vencedora.
O Livro aborda ainda uma técnica que nãomuito difundida no Brasil, que é o Plano de Negócio, uma ferramenta muito importante não eliminam os riscos do negócio, mas que diminuem.
Dividido em cinco partes, esta resenha destina-se ao capítulo primeiro da obra, na qual estão relacionados com a caracterização de Luísa como empreendedora, que possui traços fortes em suas atitudes, comportamentos tornando-a uma pessoa criativa, aidentificar a oportunidade que tem ao seu alcance.


A MOTIVAÇÃO E O PERFIL DO EMPREENDEDOR



O livro focaliza inicialmente a descrição da personagem de Luísa, moradora de Ponte Nova que foi para Belo Horizonte com sua irmã para estudar odontologia. Filha de dona Maria Helena e Sr. Geraldo, ela estaria realizando um dos sonhos que seu pai não conquistou, apesar de ter conseguido boacarreira no serviço público que era se tornar um doutor.
Na família de Luísa, todos conseguiram carreira de estabilidade como funcionários públicos e a única empresária da família era sua tia Fernanda, dona do Sereia Azul que era uma loja multifuncional, muito influente na cidade de Ponte Nova. O Seria Azul significava para aqueles freqüentadores, um reduto vanguardista da cidade, títuloconquistado em passagens históricas.
Existia por parte de Luísa além do sentimento de amor, uma profunda admiração pela tia Fernanda, por causa de seu temperamento independente e criativo, a capacidade de influenciar as pessoas e ser ouvida.
Para Luísa a conquista da carreira de dentista continuava à representar um sonho de seu pai e não seu próprio. Ela que era uma pessoa criativa eindomável, querida por todos, era desinteressada nos estudos e pelos seus repentes de brilhantismo conseguia ser aprovada. Na verdade ela via a escola como um ambiente para fazer amigos, aprender sobre as pessoas, e em muitas vezes quando as ouviam se colocava no lugar delas.
Neste contexto Luísa começa a mostrar uma das características do empreendedor, que era a de aprender com as colegas,ela conseguia ainda ver coisas onde ninguém notava, sempre por um ângulo de otimismo, isso por ser sempre atraída pelo novo e inusitado. Tinha facilidade de reproduzir situações e não gostava de ser igual às outras meninas, o que a torna uma inovadora.
Luísa estava de casamento marcado com Delcídio, que ficava em Ponte Nova preso ao emprego na prefeitura. Diferente dela ele não tinha...
tracking img