Resenha saúde e ambiete

467 palavras 2 páginas
O artigo trata das questões dos interesses privados contra os interesses e a saúde pública, na qual o autor vê a crise que se encontra na área ambiental e da saúde como uma crise civilizatória.
Nessa discussão sobre a questão ambiental é citado a importância desse tema para manter algum pontos que estão adormecidos, como o vigilância sanitária e a crítica ao modelo de desenvolvimento desigual, sem sustentabilidade ambiental e destruindo alternativas futuras.
Existe um grande problema por baixo que são os privilégios que existem de interesses privados e lucratividade pelo subsídio público, pela corrupção entre outros, que deveria servir ao interesse público.
A siderúrgica TKCSA que fica no bairro de Santa Cruz, RJ, foi um grande investimento que nos dá grande prejuízo por ser altamente poluente e problemática. Ela afetou os pescadores, que foram impedidos de pescarem na baía, os vizinhos são afetados com o barulho dos trens de carga de madrugada, fazem rachaduras nas residências e além disso ainda tem a chuva de prata(grafite) que eles alegam ser de baixa toxicidade. Todos esses prejuízos causados ao meio ambiente e a saúde pública não são pagos pelos produtores e nem pelos consumidores não. São pagos pelos sistemas públicos, população vulnerável, camponeses, pequenos agricultores, pelos índios e pobres. Nesse sentido nosso modelo se parece com o chinês, seu crescimento econômico e autoritário que despreza as questões ambientais e o sofrimento e vulnerabilidade da população.
Esse modelo econômico está causando cegueira política e intelectual, não fazem debates públicos para evitar o aprofundamento de discussões, ao contrário disso mostram o valor do consumismo e não mostram as consequências.
Os movimentos sociais no campo da saúde pública e do ambientalismo tem como objetivo buscar outras formas de direito, a produção de conhecimento e experimentos sociais de transformação política, institucional, econômica e cultural. O que seria igualitário, democrático e

Relacionados