Resenha saussure

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os movimentos sociais no Brasil


Lutas no período colonial

Os movimentos mais significativos deste período foram os dos indígenas e africanos, que lutaram para não ser escravizados, mantersuas terras e seu modo de vida.
Estes últimos tinham como principal forma de resistência as revoltas localizadas e os quilombos, que se estruturaram em várias partes do Brasil; tendo sido o dosPalmares, que se localizava no atual estado de Alagoas, o principal.
Além destes movimentos ocorreram também os movimentos dos Inconfidentes Mineiros, que propunham a independência e um governo repúblicano,mas não o fim da escravidão; e dos Conjurados Baianos, que defendiam o mesmo, mas também o fim da escravidão.
Estes movimentos foram duramente reprimidos e seus participantes presos ouassassinados.

Revoltas Regionais, abolicionismo e republicanismo

No período entre 1822 e 1889 ocorreram vários movimentos pelo fim da escravidão e da monarquia, tendo como objetivo a instauração de umarepública no Brasil ou repúblicas isoladas. O governo, claro, queria torná-los exemplos a não se seguir, então estes movimentos foram violentamente reprimidos com muitas mortes e prisões.
Além demovimentos regionais, dois grandes movimentos surgiram em 1850: o abolicionista e o republicano; que foram fundamentais para a queda do Império.
Tanto o movimento abolicionista quanto o republicano usaram aimprensa e discussão em vários níveis sociais para conquistar seus objetivos, de modo que o fim da escravidão abriu as portas para a implantação da República em 1889.

De Canudos à Coluna PrestesA Guerra de Canudos aconteceu entre 1893 e 1897 na Bahia. O movimento foi liderado por Antonio Conselheiro.
Foi constituída uma comunidade de cerca de 30 mil habitantes, que viviam num sistema sempropriedade privada e com repartição de todos os frutos do trabalho.
A Guerra do Contestado aconteceu entre 1912 e 1916, no Paraná e em Santa Catarina. Seus integrantes eram sertanejos revoltados...
tracking img