RESENHA SAUDE COLETIVA CERTAAA 1

609 palavras 3 páginas
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Saúde Coletiva
Aula-tema 03: História das Políticas de Saúde no Brasil

NOME: Marcelo Luiz Mike Cardozo
R.A: 6823489998

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Saúde Coletiva
Aula-tema 03: História das Políticas de Saúde no Brasil

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Saúde Coletiva apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor .

Anhanguera Educacional

2014

Resenha Crítica

O SUS é obrigação legal há mais de 20 anos porém ele existe desde a década de 70 em movimentos sociais e políticos contra a ditadura, pela liberdade de democracia que visava obter uma sociedade justa com direitos humanos básicos com qualidade. Mais tarde as nomenclaturas foram mudando e isso passou a ser chamado de diretrizes constitucionais, ou seja, Equidade, Integralidade e Universalidade. Também nos anos 70 ocorreu uma série de acontecimentos que levou ao grande empobrecimento da população fazendo com que migrassem das zona rural para os subúrbios de medias e grandes cidades. Esse fato gerou grandes problemas de saúde publica pois não havia postos de saúde para atender toda a demanda.
Conforme o tempo foi passando, deu-se nova reforma sanitária, foi construídos novos postos de saúde nos bairros favorecendo a população que não tinha condições financeiras de obter plano de saúde privado. Com o passar do tempo, o governo federal financiava 75% dos custos com a saúde publica e 25% era por conta dos governos estaduais e municipais.
Com o aumento da demanda de usuários do SUS o governo teve mais gastos com a saúde publica do que o previsto, isto é teve um aumento significativo com gastos tributários e capacitação de pessoal para trabalhar tendo concursos públicos, troca de materiais num raio de 2 anos.

Relacionados