RESENHA: ROMANCE “A METAMORFOSE”

1213 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES - ICHCA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - COS
JORNALISMO - NOTURNO

GUILHERME LINS DOS SANTOS

RESENHA:
ROMANCE “A METAMORFOSE”

Maceió
2013
GUILHERME LINS DOS SANTOS

RESENHA:
ROMANCE “A METAMORFOSE”

Trabalho apresentado à disciplina de Estética sob a orientação do Professor Ronaldo Bispo dos Santos como requisito parcial para obtenção de nota na Avaliação Bimestral 1.

Maceió
2013
RESENHA:
ROMANCE “A METAMORFOSE”

O romance de Franz Kafka começa colocando o seu personagem principal em uma situação que nunca havia passado, completamente diferente e até angustiante, acordando em um corpo que não era o seu. Gregor Samsa se ver como um inseto gigante, achando possivelmente que era um sonho, porém a realidade surgia a sua frente, vendo que tudo estava como havia deixado do dia anterior antes de dormir.
Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso. Estava deitado sobre suas costas duras como couraça e, ao levantar um pouco a cabeça, viu seu ventre abaulado, marrom, dividido por nervuras arqueadas, no topo do qual a coberta, prestes a deslizar de vez, ainda mal se sustinha. Suas numerosas pernas, lastimavelmente finas em comparação com o volume do resto do corpo, tremulavam desamparadas diante dos seus olhos. (KAFKA, 1997, p. 7).
Nesse primeiro capítulo ainda mostra a relutância dele com essa situação, “Que tal se eu dormisse mais um pouco e esquecesse toda essa bobagem?” (KAFKA, 1997, p. 7), contudo, logo percebeu que não poderia realizar aquela ação de dormir do seu lado preferido, o direito, já que com esse novo corpo invertebrado, não conseguiria jamais. Sentindo cada vez mais mal-estar, apesar de ser apenas imaginação e delírio dele.

Relacionados