Resenha ricardo noblat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL PRÁTICO DE COMO (RE)INVENTAR UM JORNAL
Resenha crítica A arte de fazer um jornal diário: Ricardo Noblat – por Letícia Torres

Há quem diga que os jornais estão retrógados e osassuntos interessam mais aos jornalistas do que aos leitores. Enquanto, há os que afirmam que o jornalismo está renascendo, se reconstruindo, para viver seu novo apogeu.
Justamente, em meio a esseconflito entre os que apostam no fim, e os que vêem no fim um recomeço ainda é possível encontrar no fundo, a sua essência e desdobrar, O jornal; em uma arte diária.
Ricardo Noblat, dividiu seus40 anos de experiência (dentre os quais foi: o diretor de redação do Correio Braziliense, colunista e blogueiro do jornal O Globo) em 150 páginas de maneira sucinta e objetiva. Respondendo todos os:“quês” “porquês” tanto do jornalismo contemporâneo quanto do conservador. Um verdadeiro manual para os jovens jornalistas.
E nesta forma Noblat, enumerou as principais características do jornalistaque nada mais é do que: um contador de histórias. De forma didática, ele cita como lidar como algumas situações, do cotidiano jornalístico.
Observar e relatar. Uma noticia não esta solta noar, o faro jornalístico dever estar sempre aguçado. Em muitos momentos é, ele o ponto crucial para o desdobrar da matéria. Não é óbvio que está “primeira página”.
Investigar, talvez, se não, é aparte mais importante. O profissional deve ir sempre atrás da verdade. Não se publica uma hipótese para a partir dela correr atrás da verdade. O leitor não quer refletir sobre a dúvida, o leitor quera verdade, quer a íntegra.
Integridade jornalística, deve sempre preservada. E cultivar as fontes, dar a garantia do anonimato também é existencial.
Perguntar. Não temam perguntar é amaneira mais eficaz de se informar. O bom repórter é o repórter burro disse Elio Gáspari.
Continuidade. Os leitores gostam de acompanhar as matérias.
Um dos pontos altos do livro...
tracking img