Resenha resumo do artigo empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico e definição
No inicio do século XIX surgiu o conceito de empreendedor pelo economista francês Jean-Baptiste Say, como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. No entanto só no século XX Joseph Schumpeter de forma resumida definiu a palavra empreendedorismo como: “Uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucessocom inovação”, a palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo, sendo o empreendedorismo o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. O conceito assumiu diversas vertentes ao longo do tempo, contudo a definição que mais atende na atualidade é de Dornelas baseado nas diversas definições que surgiram ao longodo tempo, ”O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negocio para capitalizar sobre ela assumindo riscos calculados”.
O empreendedor é um ser social influenciado pelo meio que vive ninguém nasce empreendedor e assim sendo não é fruto do nascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica. No entanto existe também a concepção doempreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para empreender com sucesso.
O indivíduo empreendedor deve ser um ser inquieto, com aspirações de criar algo novo ou de não se conformar com o modo como as coisas estão, de ser útil produtivo e grandemente realizado. Aspirações estas fundamentais na medida em que se estimula a inovação e a criatividade.
O empreendedor nãonecessariamente tem que ser administrador e nem o administrador obrigatoriamente é empreendedor o ideal é que todo administrador seja empreendedor e vice-versa, porém isso nem sempre se faz necessário. O empreendedor pode criar uma empresa e não ter habilidades técnicas para administrá-la. Isto é, os empreendedores são dotados de características inovadoras de estratégias sem que isto, necessariamente, tenhauma relação com planejamento e controle. Porém, se planejar é uma das funções básicas do administrador, apontadas na abordagem clássica, Dornelas (2001, p. 37) considera isso um paradoxo, pois, “o empreendedor estaria sendo um administrador completo, que incorpora as várias abordagens existentes sem se restringir a apenas uma delas e interage com seu ambiente para tomar as melhores decisões”.
Oempreendedor direciona as atividades para o aspecto estratégico das organizações, enquanto o administrador limita e coordena as atividades diárias. O empreendedor está sempre com foco em futuro e o administrador, principalmente no presente, o empreendedor é dirigido pela percepção de oportunidades o administrador pelos recursos atuais sob controle... ou seja, apesar das similaridades nas funçõesempreendedoras e administradoras, conceituadas desde a abordagem clássica pelos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar existe o diferencial visionário característico dos empreendedores.
Para Dolabella (1999) para se aprender a empreender, faz-se necessário que o empreendedor tenha um comportamento antecipado, prevendo situações e preparando-se para enfrentá-las de forma criativa e comliderança transformando este ato em prazer e emoção. Outro fator que contribui para a formação de empreendedores é a motivação; os indivíduos são motivados devido à necessidade de realização e poder.
Segundo Filion, (1999), O empreendedor tem a necessidade de desenvolver um comportamento consciente com características em atividades nos níveis individual e grupal.
Segundo McCLELLAND empreendedoresbem sucedidos possuem três grupos de características:
* Orientação a pro atividade, incluindo-se aqui a iniciativa e a assertividade;
* Orientação para a realização: detectam oportunidades, valorizam a qualidade do trabalho, bem como o planejamento sistemático e a avaliação dos resultados;
* Compromisso com os outros, reconhecendo a importância de boas relações.
Especificamente sobre...
tracking img