Resenha: Repercusões do Acidente com Perfurocortantes para a Enfermagem: uma construção a partir do grupo focal.

593 palavras 3 páginas
Resenha: Repercusões do Acidente com Perfurocortantes para a Enfermagem: uma construção a partir do grupo focal.
Autores: Magda Ribeiro de Castro Sheila Nascimento Pereira de Farias

RESENHA O artigo trata-se de uma pesquisa realizada em um hospital público do Rio de Janeiro, tendo a equipe de enfermagem como sujeito. O objetivo principal foi conhecer as repercussões do acidente com perfurocortantes para os trabalhadores desta área e discutir essas repercussões. No que envolve o tema apresentado pode se perceber que o termo acidente de trabalho é muito bem conceituado em seus termos legais, porém não conceitua material perfurocortante, o que leva ao leitor uma certa dificuldade de compreensão do texto em relação ao tema.
Conceito: Material Perfurocortante: são seringas, agulhas, escalpes, ampolas, vidros de um modo em geral ou qualquer material pontiagudo ou que contenham fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes. Podem ser também os materiais que contenham sangue ou fluídos corpóreos Em sua publicação, os autores destacam dois fatores: - repercussões desfavoráveis à saúde do trabalhador e repercussões favoráveis à conduta profissional deste trabalho.
1º - Repercussões desfavoráveis a saúde do trabalhador: Repercute na saúde mental, social e física do trabalhador. Destacam-se a seguintes expressões: medo, desespero, preocupação, vergonha, incompetência, incapacidade, ansiedade, insegurança, expectativa, pânico, sensação ruim, situação desagradável, falta de habilidade técnica, desgaste psicológico, abalo emocional e angústia. Nos relatos apresentados destacam-se o medo de acidentes com materiais perfurocortantes, como consequência a contaminação e aquisição de doenças. Por outro lado, a insegurança dos profissionais que sofrem esse acidente, por não conhecer sorologia do paciente envolvido. Verificou-se através das expressões citadas acima que o texto

Relacionados